Banner Portal
A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita
PDF

Palavras-chave

Relação com a escrita. Escrita extraescolar livre. Oficina sobre a escrita

Como Citar

CARDOSO, I.; ÁLVARES PEREIRA, L. A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 79–107, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641522. Acesso em: 31 mar. 2023.

Resumo

Neste artigo, partimos de alguns apontamentos sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da escrita em Portugal, sintetizando diferentes enfoques investigativos. Assumiremos as dimensões cognitivas, pessoais e sociais da escrita e baseamo-nos no pressuposto de que deve estar subjacente ao processo de aprender e ensinar a escrever, numa perspetiva multifuncional e processual, o conhecimento sobre a relação dos alunos com a escrita, em contextos escolares e extraescolares. Do dispositivo metodológico montado, centramo-nos numa oficina sobre a escrita com adolescentes e na descrição de dimensões que configuram a complexidade das suas relações com a escrita. Chegámos, assim, à conceptualização de três ideais-tipo de relação com a escrita, que se constituem em modos de interpretar este fenómeno pluridimensional e instável, e são suscetíveis de fornecer pistas para um ensino mais inclusivo da produção escrita, produzindo uma relação mais positiva dos alunos com este modo de expressão.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.