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O princípio funcional/cognitivo da estrutura da informação e mecanismos sintáticos em um contexto de aprendizagem de inglês como L2

Palavras-chave

Tema e rema. Dado e novo. Discurso.

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto; TENUTA, Adriana Maria. O princípio funcional/cognitivo da estrutura da informação e mecanismos sintáticos em um contexto de aprendizagem de inglês como L2. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 2, p. 393–417, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641535. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de se investigar se os aprendizes de inglês como segunda língua (L2) reconhecem, implícita e/ou explicitamente, a existência do princípio funcional/cognitivo de distribuição da informação em um texto. A pesquisa também verificou o domínio, por esses aprendizes, de alguns dispositivos sintáticos relacionados às estruturas da informação e temática, que são usados para se atenderem a demandas comunicativas específicas. O referencial teórico baseia-se nos princípios da linguística funcional e conceitos ligados à cognição, em relação aos impactos da organização discursiva sobre escolhas linguísticas (Halliday, 1973; Chafe, 1995). O corpus desta pesquisa consistiu em uma série de exercícios que foram administrados aos alunos de graduação da habilitação em inglês. As descobertas lançam luz sobre o fato de que os alunos ainda não estão conscientes de vários processos que envolvem arranjos gramaticais e o fluxo do discurso, assim como eles não percebem bem como a gramática pode impactar a intenção comunicativa de um texto escrito.

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