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Da formação pré-serviço à prática em-serviço do professor de língua inglesa: a falta constitutiva
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Palavras-chave

Lingüística Aplicada. Análise do Discurso. Competência oral-enunciativa em língua inglesa

Como Citar

CASTRO, Maria de Fátima F. G. Da formação pré-serviço à prática em-serviço do professor de língua inglesa: a falta constitutiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 1, p. 185–204, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645299. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar resultados parciais de uma pesquisa que, numa abordagem inter/transdisciplinar, abordou questões que abrangem a Lingüística Aplicada (LA), a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) e a Análise Dialógica do Discurso (ADD). O objetivo foi investigar as representações constitutivas da competência oral-enunciativa em língua inglesa (COE em LI), construídas por alguns sujeitos quando ocupam os distintos lugares discursivos ‘licenciandos’ (primeira sincronia) e ‘licenciados’ (segunda sincronia) em Letras. Em relação à primeira sincronia (1997), estudei como dezoito (18) sujeitos representam a sua COE em LI e a de seus colegas no contexto de sala de aula de ‘Conversação em LI’ na universidade e em quais formações discursivas (FDs) se circunscrevem as práticas discursivas presentes em seus dizeres. Em relação à segunda sincronia (2005), estudei como onze (11) desses mesmos sujeitos representam a sua COE em LI e a de seus interlocutores nos diversos contextos por eles vivenciados após a licenciatura e em quais FDs se circunscrevem as práticas discursivas presentes nos dizeres enunciados nos depoimentos AREDA. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos participantes da pesquisa, em relação à COE em LI é regida por algumas representações, dentre as quais uma foi recorrente nas duas sincronias e constitui-se o foco deste trabalho: a COE em LI enquanto falta.

ABSTRACT:

This paper aims at presenting partial results of a research that was developed in an inter/ transdisciplinary approach that involves Applied Linguistics (AL), French Discourse Analysis (DA) and Dialogical Discourse Analysis (DDA). It was designed to investigate the constitutive representations of oral-enunciative competence (OEC) in English constructed by some subjects when occupying distinct discursive places – ‘undergraduates’ (first synchrony) and ‘graduates’ (second synchrony) majoring in Foreign Languages. Regarding the first synchrony (1997), I studied how eighteen (18) subjects represent their OEC in English and that of their classmates in the context of university conversation classes of English, and in which discursive formations (DFs) and their discursive practices are circumscribed. With relation to the second synchrony (2005), I studied how eleven (11) of these same subjects represent their OEC in English and that of their interlocutors in the several contexts experienced after graduation and in which DFs their discursive practices are circumscribed when answering the AREDA Questionnaire. Some findings of the study indicate that the participants’ relation concerning their OEC in English is ruled by some representations and that one of them is recurrent in both synchronies: the OEC in English as lack which is the focus of this paper.

Keywords: Applied Linguistics; Discourse Analysis; oral-enunciative competence in English

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