Um corpo tecnorgânico para a era da cibercultura: efeitos sobre o sexo e o gênero

Autores

  • Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará
  • Tibério Caminha Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Cibercultura. Corporalidade. Sexualidade

Resumo

O presente trabalho busca discutir as teorias contemporâneas aplicadas aos estudos do corpo, gênero e sexualidade e fazer um levantamento sobre as relações entre tecnologia e sujeito em um momento histórico que chamamos de ‘pós-humanismo’. Explora também a necessidade de uma revisão das categorias discretas da sexologia do século XX, já que a dinâmica da cibercultura está desinstitucionalizando subjetividades e identidades sociais por meio de novos espaços de sociabilidade (ciberespaço) e novos padrões de comportamento sexual. A crítica deste artigo caminha em direção à desconstrução de políticas culturais que estabelecem a conexão entre condições materiais de produção e práticas sexuais ditas saudáveis na sexuação do corpo. Isto é, refletimos sobre os efeitos do trabalho material e do simbolismo social nas identificações de gênero e o cinismo que transpassa a erotologia tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira atualmente é professora visitante concursada (aprovação em três concursos consecutivos: 2010-2012, 2012-2014 e 2015-2017) do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará/UECE. O segundo pós-doutoramento (2009-2011) foi no Instituto de Estudos da Linguagem/IEL, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, sob a supervisão do Prof. Kanavillil Rajagopalan, com co-supervisão do Prof. Michel Maffesoli, Paris V, Sorbonne, Paris . 

Tibério Caminha, Universidade Estadual do Ceará

Tibério Caminha Rocha possui graduação no Curso de Tradução e Interpretação em Inglês pela Universidade Gama Filho (2001), graduação no Curso de Letras - Português/Inglês pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2004), especialização em Tradução pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2013).

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

FERREIRA, D. M. M. A. M.; CAMINHA, T. Um corpo tecnorgânico para a era da cibercultura: efeitos sobre o sexo e o gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 483–502, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647406. Acesso em: 28 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)