O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Ana Carolina Simões Cardoso Colégio Militar de Manaus

Palavras-chave:

Feedback. Ensino a distância. Interação.

Resumo

Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Simões Cardoso, Colégio Militar de Manaus

Professora de língua inglesa do Colégio Militar de Manaus. Áreas de interesse: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, ensino mediado por tecnologias digitais, formação de professores.

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Publicado

2018-03-28

Como Citar

CARDOSO, A. C. S. O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 383–409, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647945. Acesso em: 27 jan. 2023.