Apresentação

  • Viviane Veras Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Palma Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação.

Resumo

Flores de Baobá desafia nossas expectativas em relação a possibilidades de luta de mulheres negras. Em comunidades negras, formadas na Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos, duas mulheres tomam a educação como espaço ativo para a conscientização racial e atuação comunitária. Nesse documentário, ainda em fase de montagem, a cineasta Gabriela Watson Aurazo acompanha a trajetória das educadoras Nyanza Bandele, na Filadélfia (EUA), e Priscila Dias, em São Paulo, mostrando que, a despeito das diferenças culturais, ambas enfrentam problemas similares, decorrentes da dificuldade de acesso à educação de qualidade, do racismo estrutural e da desigualdade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Veras, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora do Departamento de Lingüística Aplicada-IEL, Unicamp, na área de Tradução. Tem experiência em Teoria e Análise Lingüística, Tradução e Psicanálise, Revisão e Preparação de textos, trabalhando principalmente com os seguintes temas: teorias e técnicas de tradução e interpretação, aquisição de linguagem.
Daniela Palma, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Imagem e Memória do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (NEIIM-LEER/USP). Possui doutorado pela Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (2010). 
Publicado
2017-10-19
Como Citar
Veras, V., & Palma, D. (2017). Apresentação. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 56(1), 1-4. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650759
Seção
Apresentação