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Escrita de abstracts no contexto universitário
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Palavras-chave

Resumo
Abordagens combinadas na escrita em inglês
Escrita em inglês

Como Citar

DIAS, Reinildes. Escrita de abstracts no contexto universitário: a combinação das abordagens via gêneros textuais e escrita como processo. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 240–263, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8656873. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Os resumos acadêmicos desempenham um papel essencial no contexto de publicação, pois são a primeira seção de um artigo de pesquisa que os leitores têm à disposição para determinar sua relevância. Seu principal objetivo é fornecer uma visão concisa dos artigos que os acompanham. Com base em estudos teóricos recentes, este artigo discute os princípios de um ciclo pedagógico de aprendizagem que pode auxiliar alunos no desenvolvimento de seu letramento acadêmico, especialmente no processo de escrita em inglês. Este ciclo combina duas metodologias tradicionalmente usadas no desenvolvimento da escrita acadêmica, a abordagem orientada a processos e a baseada em gêneros. Além disso, apresenta práticas de sala de aula desenvolvidas para o contexto universitário em relação ao ensino do gênero acadêmico “abstract” para estudantes de graduação em inglês na Faculdade de Letras de uma universidade pública de Minas Gerais. Os participantes eram calouros que estavam cursando English One, em seu primeiro semestre no contexto do ensino superior. As aulas ocorreram em setembro de 2017 e duraram um terço de um curso obrigatório de sessenta horas. Elas tinham como objetivo discutir as etapas do ciclo de aprendizagem para a escrita de resumos em inglês. As atividades de aprendizagem são detalhadamente explicadas para demonstrar como elas podem ser aplicadas às práticas de ensino. Uma breve análise de um dos resumos escritos por um grupo participante é apresentada para demonstrar que o ciclo de aprendizagem pode funcionar para ajudar alunos universitários a escreverem resumos adequadamente. Em um mundo em que o inglês é o principal meio de compartilhar conhecimento científico entre os membros da academia, essa pedagogia de escrita pode ser útil para os alunos no processo de compor resumos em inglês, bem como para os professores que lecionam cursos de escrita acadêmica no contexto universitário.

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