Banner Portal
Multiletramentos e ideologias linguísticas em práticas contemporâneas de leitura e escrita de fanfics
PDF (English)

Palavras-chave

fanfics
Multiletramentos
Ideologia linguística

Como Citar

MARTINS, Patrícia de Souza. Multiletramentos e ideologias linguísticas em práticas contemporâneas de leitura e escrita de fanfics. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 353–385, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657010. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Este artigo se propõe, em primeiro lugar, a discutir, a partir das lentes de Street (1984; [1995]2014; 2003; 2010; 2012), as práticas contemporâneas de letramento em que jovens leitores e escritores de fanfics se engajam quando inseridos em espaços de afinidade da literatura de fãs. Essa discussão apoia-se no conceito de letramento ideológico proposto pelo autor e dialoga com a concepção de multiletramentos, delineada pelo Grupo de Nova Londres (CAZDEN; COPE; et al, 1996) e expandida por diversos autores como Cope; Kalantzis (2000), Gee (2000), Rojo (2012) e Kleiman; Sito (2016), dentre outros. Compreendidas, portanto, como o uso social da linguagem, essas práticas contemporâneas de letramento foram estudadas em uma perspectiva etnográfica (HEATH; STREET, 2008). Os dados foram gerados a partir da observação no campo virtual de duas plataformas de auto publicação de fanfics e a partir dos eventos de letramento ocorridos nas rodas de conversa, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de Iniciação Científica Jr. (PICJr-049), promovido por uma instituição federal de educação básica no Rio de Janeiro. Os modelos sociais de letramento a que os participantes recorrem nos eventos de letramento (HEATH, 1982; STREET, 2012) sinalizam que os designs são (re)desenhados de acordo com o contexto interacional desses participantes. Em um segundo momento, se propõe a refletir sobre as ideologias linguísticas presentes nos enunciados dos estudantes participantes do PICJr-049. Essa reflexão é orientada pelo conceito de ideologia concebido por Volóchinov ([1929]2017) e pela noção de ideologia linguística, conforme discutida nos estudos de Woolard (1998) e Kroskrity (2004). Na análise desses enunciados, foram observados posicionamentos que reforçam ideologias ancoradas na legitimação da norma culta da língua portuguesa e no privilégio dos cânones literários nas práticas de letramento escolar.

PDF (English)

Referências

BAKHTIN, M. (1979). Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARTON, D.; HAMILTON, M. (2000) Literacy practices. In Barton, D., Hamilton, M.; Ivanic, R. Situated Literacies: reading and writing in context. London: Routledge (Kindle Edition).

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. (1990). Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annual Review of Anthropology, Vol. 19, p. 59-88. Available in < http://www.jstor.org/stable/2155959> Accessed on 07/03/2018.

BLOMMAERT, J. (2005). Discourse. Cambridge: Cambridge University Press.

BLOOME, D; KALMAN, J; SEYMOR, M. (2019). Fashioning Literacy as Social David Bloome, Judy Kalman, and Matt Seymour. In: BLOOME, D; CASTANHEIRA, M. L.; LEUNG, C; ROWSELL, J. Re-theorizing literacy practices: complex social and cultural contexts. 1.ed. New York: Routledge.

CANDIDO, A. (2002). Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades.

CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al. (1996). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review; n. 66.1, p.60- 92.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (eds). (2000) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge.

FABRICIO, B. F. (2015). Policing the borderland in a digital lusophone territory: the pragmatics of entextualization. In MOITA LOPES, L. P. (Org.). Global Portuguese. Linguistic ideologies in late modernity. Nova York: Routledge (Kindle Edition).

FOUCAULT, M. (1980). Power/Knowledge. Brighton, UK: Harvester.

GEE, J.P. (2008). Social linguistics and literacies: ideologies in discourses. 3ed. London: Routledge, 1990.

GEE, J.P. (2004). Situated language and learning: a critique of traditional schooling. London: Routledge.

GEE, J.P. (2000). The New Literacy Studies; from "socially situated" to the work of the social. In Barton, D., Hamilton, M. and Ivanic, R. (2000) Situated Literacies: reading and writing in context. London: Routledge.

GEE, J.P. (2000). New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge.

GUIMARAES, T. F.; LOPES, L. P. da M. ( 2017 ). Trajetória de um texto viral em diferentes eventos comunicativos: entextualização, indexicalidade, performances identitárias e etnografia. Alfa, Rev. Linguíst. (São José do Rio Preto), São Paulo, v. 61, n. 1, p. 11-33, mar. Available in <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-57942017000100011&lng=pt&nrm=iso>. Accessed on 07/25/ 2018.

HEATH, S.B.; STREET, B. (2008.) On ethnography: approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, Columbia University.

HEATH, S. B. (1982). What no bedtime story means: Narrative skills at home and school. Language in Society, 11(1), p. 49-76

HELLEKSON, K.; BUSSE, K. (Eds.). (2014). The Fan Fiction Studies Reader. Iowa City: University of Iowa Press.

JENKINS, H. (1992). Textual poachers: television fans and participatory culture. Updated 20th anniversary edition. New York: Routledge, 2013.

KLEIMAN, A. B.; SITO, L. (2016) Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). (2016) Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP : Mercado de Letras.

KRESS, G.; ROWSELL, J. (2019). Literacy as a social practice: new realities and new models. In: BLOOME, D; CASTANHEIRA, M. L.; LEUNG, C; ROWSELL, J. (2019) Re-theorizing literacy practices: complex social and cultural contexts. 1.ed. New York: Routledge.

KROSKRITY, P. V. (2004). Language ideologies. In DURANTI, A. (ed.). A Companion to Linguistic Anthropology. Malden, MA: Blackwell Publishing.

LAJOLO, M. (2018). Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp.

LUKE, C. ( 2000). Cyber-schooling and technological change: Multiliteracies for new times. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge.

MAYBIN, J. ( 2000). The new literacy studies: context, intertextuality and discourse. In: Barton, D.; Hamilton, M.; Ivanic, R. Situated Literacies: reading and writing in context. London: Routledge (Kindle Edition).

NEW LONDON GROUP GRUPO DE NOVA LONDRES. (2000) A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). (2000) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: Psychology Press, p.9-37.

ROJO, R. H. R. (2017) Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The Especialist, v. 38, p. 1-20. Available in <https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219>. Accessed on 04/16/2018.

ROJO, R. H. R. (2012) Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. SP: Parábola.

SILVERSTEIN, M; URBAN, G. (1996). The natural history of discourse. In: SILVERSTEIN, M; URBAN, G (Orgs.). Natural histories of discourse. Chicago: University of Chicago Press.

STREET, B. (2012). Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras.

STREET, B. (2003). What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Vol. 5 (2), p. 77-91.

STREET, B. (1995). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, B. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP.

SZUNDY, P. T. C. (2017). Language ideologies on in Brazil: conflicting positions expressed by undergraduate students. The Journal of English as a Lingua Franca, V. 6, pp 167-192.

VOLÓCHINOV, V. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

WOOLARD, K. A. (1998). Introduction. B. B. SCHIEFFELIN, K. A. WOOLARD, P. V.; KROSKRITY, P. V. (Eds.). (1998). Language ideologies practice and theory. Oxford: Oxford University Press, v.3, n.4.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.