Modos de comunicação e aprendizagem de línguas no século XXI

desafios na internacionalização

Autores

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Internacionalização, Tecnologia

Resumo

As questões multiculturais e multilinguísticas são elementos essenciais na comunicação cotidiana em decorrência da crescente internacionalização. Dessa forma, ao mesmo tempo em que os espaços e as possibilidades para o uso autorizado das línguas maternas e estrangeiras tornam-se objetos de pesquisa e temas relevantes para cursos de formação de professores, as convenções de uso e a diversidade reafirmam sua importância nos processos comunicativos, e as competências linguístico-comunicativas consolidam-se como ferramentas inalienáveis na formação profissional. Este artigo avalia a complexidade desses novos contextos e como a aprendizagem de línguas dialoga com novas formas de saber, saber fazer, saber ser e saber aprender. Trata-se de um estudo exploratório, baseado nas experiências dos autores com ensino, pesquisa e gestão, e decorrente das reflexões suscitadas por nossas apresentações individuais no VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, realizado em agosto de 2019 em Porto de Galinhas, Pernambuco.  O objetivo é problematizar a internacionalização em três âmbitos específicos, a saber: nos modos de comunicação destacados no Quadro Comum Europeu; no ensino de língua para fins específicos e nas políticas educacionais para o século XXI. Ao final da abordagem teórica, discute-se como a gestão de projetos pedagógicos relacionados à internacionalização – português para falantes de outras línguas ou outras línguas para falantes de português – pode contribuir para promover práticas responsivas às questões profissionais e educacionais do século XXI.

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Biografia do Autor

Marcelo Concário, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Maria Helena da Nóbrega, Universidade de São Paulo

Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professor doutor da Universidade de São Paulo, Brasil.

Joaquim Coelho Ramos, Instituto Português do Oriente

Diretor do Instituto Português do Oriente

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Publicado

2021-03-09

Como Citar

CONCÁRIO, M.; NÓBREGA, M. H. da; RAMOS, J. C. Modos de comunicação e aprendizagem de línguas no século XXI: desafios na internacionalização. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 3, p. 2209–2231, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657124. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos