Banner Portal
Cores, texturas e tipografia
PDF

Palavras-chave

Semiótica Social
Leitura
Aprendizagem multimodal

Como Citar

SILVA, Maria Gorette Andrade; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Cores, texturas e tipografia: desenvolvendo a competência leitora por meio de recursos multimodais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 1, p. 265–275, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8659663. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.

PDF

Referências

AGUIAR, Marcia Juliana Dias; FISCHER, Adriana. 2012. A pedagogia dos multiletramentos: uma proposta para a formação continuada de professores. Leia Escola, v. 12, n. 02, p. 106-130.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. 2008. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola. 135 p.

BRASIL. 2006. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB.

CARVALHO, Flaviane Faria. 2013. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual. Brasília: CEPADIC. 93 p.

DIONÍSIO, Angela Paiva. 2008. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Beatriz Gaydeczka; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 119-132.

DIONÍSIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. 2013. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, p. 19-42.

DONDIS, Dondis A. 2003. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge.

MOITA LOPES, L. P. 2009. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fabio Alexandre Silva; HERBELE, Viviane Maria. 2011. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, jul./dez.

SILVA, Maria Zenaide Valdivino da. 2016. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Fortaleza, CE. Tese de doutorado. Universidade Estadual do Ceará, 327 p.

SILVA, Monica Maria Pereira da; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. 2018. Linguagem Verbal, Linguagem Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico-Funcional. Odisseia, v. 3, n. 1, jan./jun., p. 36-56.

VAN LEEUWEN, T. 2011. The Language of Colour. New York: Routledge.

VIEIRA, Josenia. 2015. Multimodalidade e eventos de letramento. In: VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda (Orgs.). Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, p. 41-72.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.