Cores, texturas e tipografia

desenvolvendo a competência leitora por meio de recursos multimodais

Autores

Palavras-chave:

Semiótica Social, Leitura, Aprendizagem multimodal

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorette Andrade Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Referências

AGUIAR, Marcia Juliana Dias; FISCHER, Adriana. 2012. A pedagogia dos multiletramentos: uma proposta para a formação continuada de professores. Leia Escola, v. 12, n. 02, p. 106-130.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. 2008. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola. 135 p.

BRASIL. 2006. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB.

CARVALHO, Flaviane Faria. 2013. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual. Brasília: CEPADIC. 93 p.

DIONÍSIO, Angela Paiva. 2008. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Beatriz Gaydeczka; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 119-132.

DIONÍSIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. 2013. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, p. 19-42.

DONDIS, Dondis A. 2003. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge.

MOITA LOPES, L. P. 2009. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fabio Alexandre Silva; HERBELE, Viviane Maria. 2011. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, jul./dez.

SILVA, Maria Zenaide Valdivino da. 2016. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Fortaleza, CE. Tese de doutorado. Universidade Estadual do Ceará, 327 p.

SILVA, Monica Maria Pereira da; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. 2018. Linguagem Verbal, Linguagem Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico-Funcional. Odisseia, v. 3, n. 1, jan./jun., p. 36-56.

VAN LEEUWEN, T. 2011. The Language of Colour. New York: Routledge.

VIEIRA, Josenia. 2015. Multimodalidade e eventos de letramento. In: VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda (Orgs.). Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, p. 41-72.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

SILVA, M. G. A.; RODRIGUES, L. P. . Cores, texturas e tipografia: desenvolvendo a competência leitora por meio de recursos multimodais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 1, p. 265–275, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8659663. Acesso em: 2 out. 2022.