Banner Portal
“Frustrante e animador”
PDF

Palavras-chave

Formação continuada
Letramento digital
Pensamento computacional

Como Citar

KLERING, Emily Haubert; TRARBACH , Mariana Vargas; KERSCH, Dorotea Frank. “Frustrante e animador”: identidade, pensamento computacional e o professor na formação continuada. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8664283. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As tecnologias digitais transformaram a forma de produzir e adquirir conhecimento. Com a pandemia, fez-se evidente a urgência de utilizá-las mais significativamente no ambiente escolar. Mas ainda é preciso que o professor passe pela experiência de utilizar tais tecnologias para, então, trabalhar com elas. Partindo da noção de que é necessário desenvolver novas habilidades para ser letrado digitalmente (KARCHMER-KLEIN; SHINAS, 2012), e considerando as identidades como sendo moldadas pela experiência (IVANIC, 1998), este artigo busca entender como cinco alunos de um programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada, já professores experientes, ao escreverem, constroem suas identidades e refletem sobre a relação das tecnologias digitais com a escola. Para tanto, foram analisados os diários produzidos durante uma aula destinada ao letramento digital, na qual os alunos liam a teoria e experimentavam uma ferramenta digital. Conclui-se que a curiosidade é um dos elementos fundamentais para desenvolver o letramento digital e o pensamento computacional, e que é através das tentativas que o educador aprimora seus conhecimentos e adquire confiança para incorporar novas ferramentas digitais em sala de aula.

PDF

Referências

AVGERINOU, Maria D.; PETTERSSON, Rune. Design of a Visual Literacy Podcast. In: GRIFFIN, R. E.; AVGERINOU, M; GIESEN, J. History, Community, & Culture -Celebrating Tradition and Transforming The Future: Selected Readings of the International Visual Literacy Association. International Visual Literacy Association, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281819692_Design_of_a_Visual_Literacy_Podcast Acesso em: 11 jan. 2021.

DARVIN, Ron. Language and identity in the digital age. In: The Routledge Handbook of Language and Identity. Routledge, 2015. v. 1, cap. 33, p. 523-540. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303838217_Language_and_identity_in_the_digital_age Acesso em: 11 jan. 2021.

DE FINA, Anna; GEORGAKOPOULOU, Alexandra. Analysing narratives as practices. Qualitative Research, v. 8 (3), p. 379-387, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249731280_Analysing_narratives_as_practices Acesso em: 09 set. 2019.

DUDENEY, Gavin.; HOCKLY, Nicky.; PREGUM, Mark. Letramentos Digitais. Trad. Marcos Marciolino.1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

IVANIČ, Roz, Writing and Identity: the discoursal construction of identity in academic writing. John Benjamins Publishing, 1998, p. 96.

KARCHMER-KLEIN, Rachel; SHINAS, Valeria Harlow. Multimodal texts in the context of an online graduate-level literacy and technology course. Research in the schools: Mid-South Educational Research Association, v. 19, n. 1, p. 60-74, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280831840_21st_century_literacies_in_teacher_education_Investigating_multimodal_texts_in_the_context_of_an_online_graduate-level_literacy_and_technology_course Acesso em: 11 jan. 2021.

PIGNATO, Stephanie. The benefits of podcasting in the literacy classroom. Orientador: Dr. Joellen Maples. 2010. 48 p. Tese (Mestrado em Educação) - St. John Fisher College, Nova York, 2010. Disponível em: https://fisherpub.sjfc.edu/education_ETD_masters?utm_source=fisherpub.sjfc.edu%2Feducation_ETD_masters%2F17&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages Acesso em: 11 jan. 2021.

ROBIN, Bernard R. Digital storytelling: a powerful technology tool for the 21st century classroom. Theory Into Practice, v. 47, p. 220-228, 2008. Disponível em: https://digitalstorytellingclass.pbworks.com/f/Digital+Storytelling+A+Powerful.pdf Acesso em: 08 mai. 2020.

UNSWORTH, Len. Changing dimensions of school literacies. In: UNSWORTH, Len. Teaching multiliteracies across the curriculum: changing contexts of text and image in classroom practice. Philadelphia: Open University Press, 2001. cap. 1, p. 07-21.

WING, Jeannette M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A, v. 366, p. 3717-3725, 31 jul. 2008. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsta.2008.0118 Acesso em: 11 jan. 2021.

WING, Jeannette M. Computational thinking: it represents a universally applicable attitude and skill set everyone, not just computer scientists, would be eager to learn and use. Communications of the ACM, v. 49, ed. 3, p. 33-35, Março 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/274309848_Computational_Thinking Acesso em: 11 jan. 2021.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. Núcleo de estudos de hipertexto e tecnologia educacional, p. 1-9, 2005. Disponível em: http://www.nehte.com.br/artigos/Letramento-Digital-Xavier.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.

YUEN, Allan H. K.; MA, Will W. K. Exploring teacher acceptance of e-learning technology. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 36, n. 3, p. 229-243, Agosto 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248984613_Exploring_teacher_acceptance_of_e-learning_technology Acesso em: 11 jan. 2021.

ZANETTIL, Humberto A. P. et al. Pensamento computacional no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2016. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6677 Acesso em: 11 jan. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.