Resumo
Com o objetivo de investigar concepções de literatura, livro literário e texto literário no Guia PNLD literário 2020, o artigo traça um histórico dos principais programas de fomento à leitura literária no âmbito governamental brasileiro – desde o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), até sua versão mais recente: o PNLD Literário 2020. Em seguida, discute noções sobre livro e texto literário, buscando conceituá-los a partir de duas perspectivas: a de função social e a de especificidades linguísticas. Essas discussões desembocam em reflexões quanto ao papel do professor/mediador frente à escolha de obras e mediação literária nos anos finais do ensino fundamental. A análise recai sobre o modo como o Guia PNLD Literário (no cotejo das edições 2020 e 2018) se apresenta aos professores e conceitua literatura, bem como sobre os critérios que orientam a escolha das obras. Os resultados apontam para uma mescla das perspectivas de função social e de especificidades linguísticas no que tange a concepções de literatura, livro literário e texto literário nos Guias. Ademais, verifica-se uma tensão entre a aposta na autonomia docente e a necessidade de investimentos na formação para escolhas e trabalho com o literário. Sobre essa tensão, a atitude responsiva e ideológica dos Guias parece ser a da tentativa de suprir a demanda de investimentos em formação para o trabalho literário nas escolas, por meio exclusivo de materiais de apoio ao fazer docente.
Referências
AMORIM, M. A. de; DOMINGUES, D.; NASCIMENTO, D. V. K.; SILVA, T. C. Literatura na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2022.
AMORIM, M. A. & SILVA, T. C. O ensino de literaturas na BNCC: discursos e (re)existências possíveis. In: Amorim, M. A.; Gerhardt, A. F. L. M. (orgs.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019.
AMORIM, M. A. de; NASCIMENTO, D. V. K.; SANTOS, M. S. dos. A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 53-79, jan. 2021.
BAJOUR, C. A conversa literária como situação de ensino. In: ________. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012, p. 46-74.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. (1952-1953). Gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas por Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL, Guia PNLD Literário 2018. Ministério da Educação. Brasília. 2018.
BRASIL, Guia PNLD Literário 2020. Ministério da Educação. Brasília. 2020.
BRASIL. Guia do livronauta: sobrevoando o tesouro da biblioteca e aterrissando na prática. Brasília: MEC/SEB, 2001. Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=25513. Acesso em: 15/09/2022
COLOMER, T. A articulação escolar da leitura literária. In: ________. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007, p. 101-124.
COMPAGNON, A. A literatura. In: ________. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010, p. 29-45.
COSSON, R. "Letramento literário: uma localização necessária". Letras & Letras, v. 31, n. 3, jul./dez. 2015, p. 173-187.
DIAS, A. C. Educação literária e escolarização: entre tensões e dicotomias. In: PEREIRA, D. de C. (Org.) Nas linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate. Campinas: Pontes, 2017, p. 227-243.
FERNANDES e CORDEIRO. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico in Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 319-328, set./dez. 2012.
LAJOLO, M. Literatura – leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LAJOLO, M. A leitura literária na escola. In: ________. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000, p. 11-16.
MARTIN, V. L. A lei 10.639/03 e a abordagem da literatura no ensino médio. In: BUZEN, C. (Org.). Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, p. 177-197.
OLIVEIRA, L. O Programa Nacional Biblioteca da Escola e sua ação “Literatura em Minha Casa”, sob o olhar dos que o conceberam. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1415-1.pdf Acesso em 15/09/20202
REIS, C. Texto literário e obra literária. In: ________. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013, p. 123-165.
REZENDE, N. L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 98-112
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - add. In.: Domínios de lingu@gem, v. 10, n. 3, 2016.
SILVA, C. R. da. Da literatura como travessia: é possível ensinar literatura? In: LEURQUIN, E.; COUTINHO, F. (Orgs.). Literatura e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 15-33.
SOARES, M. (1999). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020.
TÍLIO, R. A Base Nacional Comum Curricular e o contexto brasileiro. In: AMORIM, M. A. de; GERHARDT, A. F. L. M. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017
WALTY, I. L. C. Leitura e escola: antilições. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 49-58.
ZILBERMAN, R. A teoria da literatura nos bancos escolares. In: CECHINEL, A. (Org). O lugar da teoria literária. Florianópolis: Editora UFSC, 2016, p. 395-417.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada