Resumo
Frente à miríade de modelos de intervenção em psicoterapia focados principalmente no tratamento de psicopatologias, enfrentamos reducionismo teórico-metodológico na forma como qualificamos a psicoterapia em termos dos seus aspectos internos microssociais. Com o entendimento de que precisamos observar os aspectos sociais e relacionais dessas intervenções, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as práticas interacionais que emergem no uso da linguagem no contexto de uma interação psicoterapêutica em uma clínica privada no sul do Brasil. Como arcabouço teórico-metodológico, utilizamos a Análise da Conversa de base etnometodológica. Os resultados apontam para a importância da análise sobre a negociação das instâncias epistêmicas das/os interagentes e da agenda institucional como questões de impacto às intervenções clínicas. Destacamos o uso de práticas interacionais como movimentos feitos pelas/os interagentes para coordenar as ações sociais no setting clínico.
Referências
ALBERTI, M.; KRÜGER, W. M.; ALMEIDA, A. DO N.; STENZEL, L. M. (2021). Análise microetnográfica da (co)produção da transexualidade em um atendimento clínico. Psicologia & Sociedade [online]. v. 33, e228146.
ANTAKI, C. (2008). Formulations in Psychotherapy. In: PERÄKYLÄ, A.; ANTAKI, C.; VEHVILÄINEN, S.; LEUDAR, I. (2008). Conversation analysis and psychotherapy. Cambridge: Cambridge University Press, 26-42.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. (2019). Nota de Esclarecimento: o exercício da psicoterapia pelo médico. Disponível em: https://d494f813-3c95-463a-898c-ea1519530871.filesusr.com/ugd/26b667_1205460ab9b441ce99a12c835614a876.pdf / Acesso em: 10 set. 2020.
BAVELAS, J.; GERWING J.; HEALING, S. (2014). Hand and Facial Gestures in Conversation Interaction. In: HOLTGRAVES, T. The Oxford Handbook of Language and Social Psychology. Oxford: Oxford University Press, p. 111-30.
BERCELLI, F.; ROSSANO, F.; VIARO, M. (2008). Clients' responses to therapists' reinterpretations. In: PERÄKYLÄ, A.; ANTAKI, C.; VEHVILÄINEN, S.; LEUDAR, I. (2008). Conversation analysis and psychotherapy. Cambridge: Cambridge University Press, 43-61.
BIGGERSTAFF, D. (2012). Qualitative Research Methods in Psychology. In: ROSSI G (ed.). Psychology - Selected Papers. Rijeka: InTech, p. 175-206
BORBA, R. (2014). Sobre os obstáculos discursivos para a atenção integral e humanizada à saúde de pessoas transexuais. Sex., Salud Soc. (Rio J.), n. 17, p. 66-97.
BORBA, R. (2015). How an individual becomes a subject: Discourse, interaction & subjectification at a Brazilian gender identity clinic. W.P. Urban Language and Literacies, n. 163, p. 02-23.
BORBA, R. (2019). The interactional making of a “true transsexual”: Language and (dis)identification in trans-specific healthcare. International Journal of the Sociology of Language, n. 256, p. 21-55.
CERIONI, R. A. N.; HERZBERG, E. (2016). Expectativas de Pacientes acerca do Atendimento Psicológico em um Serviço-Escola: da Escuta à Adesão. Psicol. cienc. prof., v. 36, n. 3, p. 597-609.
CZERESNIA, D. (2003). The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cad. Saúde Pública, n. 15, p. 701-9.
DAVIS, K. (1986). The process of problem (re)formulation in psychotherapy. Sociol. Health Illness, v. 8, 44–74.
DEPPERMANN, A. (2005). Conversational interpretation of lexical items and conversational contrasting. In: HAKULINEN, A.; SELTING, M. (eds.). Syntax and lexis in conversation. Amsterdam: Benjamins, p. 289-317.
DEPPERMANN, A. (2011). The Study of Formulations as a Key to an Interactional Semantics. Human Studies, v. 34, p. 115-28.
DREW, P. (1992). Contested evidence in courtroom cross-examination: The case of a trial for rape. In: DREW, P.; HERITAGE, J. (eds.). Talk at work. Cambridge: Cambridge University Press, p. 270-320.
ERICKSON, F. (2014). Talk and Social Theory. Ecologies of speaking and listening in everyday life. Cambridge: Cambridge Polity Press.
FOX, B. (2001). Evidentiality: Authority, Responsibility, and Entitlement in English Conversation. Journal of Linguistic Anthropology, v. 11, n. 2, p. 167-92.
GARCEZ, P.M.; BULLA, G.S.; LODER, L.L. (2014). Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 30, n. 2, p. 257-88.
GARFINKEL, H.; SACKS, H. (1970). On formal structures of practical actions. In: J. D. MCKINNEY; E. A. TIRYAKIAN (Eds.). Theoretical sociology. New York, Appleton-Century Crofts, p. 337–366.
GERGEN, K. (2009). Relational Being: Beyond Self and Community. Oxford: Blackwell.
GOFFMAN, E. (1981). Footing. In: GOFFMAN, E. Forms of Talk. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, p. 124-57.
HAKULINEN, A. (2001). Minimal and non-minimal answers to Yes-No questions. Pragmatics, v. 1, p. 1-15.
HEPBURN, A; BOLDEN, G.B. (2013). The Conversation Analytic Approach to Transcription. In: SIDNELL, J; STIVERS, T (orgs.). The Handbook of Conversation Analysis. Oxford: Blackwell, p. 57–76.
HERITAGE, J. (1984). A Change-of-State Token and Aspects of Its Sequential Placement. In: ATKINSON, J.M.; HERITAGE, J. (eds.). Structures of Social Action. Cambridge: Cambridge University Press, p. 299-345.
HERITAGE, J. (2010). Questioning in medicine. In: FREED, A.; EHRLICH, S. (eds.). Why do you ask? The function of questions in institutional discourse. Oxford: Oxford University Press, p. 42-62.
HERITAGE, J. (2012). The epistemic engine: sequence organization and territories of knowledge. Research on Language and Social Interaction, v. 45, n. 1, p. 30–52.
HERITAGE, J. (2018). The ubiquity of epistemics: A rebuttal to the ‘epistemics of epistemics’ group. Discourse Studies, v. 20, n. 1, p. 14-56.
HERITAGE, J; RAYMOND G. (2005). The terms of agreement: Indexing epistemic authority and subordination in talk-in-interaction. Social Psychology Quarterly, v. 68, n. 1, p. 15–38.
HERITAGE, J.; ROTH A.L. (1995). Grammar and Institution: Questions and Questioning in the Broadcast News Interview. Research on Language and Social Interaction, n. 28, p. 1-60.
HERITAGE, J., WATSON R. (1979). Formulations as conversational objects. In: PSATHAS, G. (ed.). Everyday language. New York: Irvington Press, p. 123-62.
JEFFERSON, G. (1978). Sequential Aspects of Storytelling in Conversation. In: SCHENKEIN, J. (ed.). Studies in the Organization of Conversational Interaction. New York: Academic Press Inc., p. 219-240.
KNOL, A. S. L; HUISKES, M.; KOOLE, T.; MEGANCK, R.; LOEYS, T.; DESMET, M. (2021). Reformulating and Mirroring in Psychotherapy: A Conversation Analytic Perspective. Frontiers in Psychology, v. 11, n. 318, p. 1-12.
LEVINSON, S. C. (1988). Putting Linguistics on a Proper Footing: Explorations in Goffman’s Concepts of Participation. In: DREW, P.; WOOTTON, A (eds.). Erving Goffman. Exploring the Interactional Order. Cambridge, Polity Press, pp. 161-227.
LODER, L.L.; JUNG, N.M. (2008). Fala-em-interação Social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras.
MACKINNON, R. A.; MICHELS, R; BUCKLEY, P. J. (2016). General Principles of Interview. In: MACKINNON, R. A.; MICHELS, R; BUCKLEY, P. J. The Psychiatric Interview in Clinical Practice (3rd ed.). Arlington: American Psychiatric Association Publishing, p. 3-76.
MARICCHIOLO, F., BONAIUTO, M., GNISCI, A. (2005). Hand gestures in speech: Studies of their roles in social interaction. In: 2nd Conference of the International Society for Gesture Studies. Proceedings. Disponível em: http://gesture-lyon2005.ens-lyon.fr/article.php3?id_article=241
OSTERMANN, A.C.; SOUZA, J. (2009). Contribuições da Análise da Conversa para os estudos sobre o cuidado em saúde: reflexões a partir das atribuições feitas por pacientes. Cad. Saúde Pública, v. 25, n. 7, p. 1521-33.
OSTERMANN, A.C; ANDRADE, D.N.P.; SILVA, J. (2013). Análise da Conversa Aplicada em interações entre médicos e pacientes. Veredas Revista de Estudos Linguísticos, n. 17, p. 114-35.
OSTERMANN, A.C.; ANDRADE, D.N.P.; FREZZA; M. (2016). A prosódia como componente de formação e de atribuição de sentido a ações na fala-em-interação: o caso de formulações no tribunal. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 2, p. 481-513.
PERÄKYLÄ, A. (2012). Conversation analysis in psychotherapy. In: STIVERS, T.; SIDNELL, J. (eds.). Handbook of conversation analysis. Chichester: Blackwell, p. 551-74.
PERÄKYLÄ, A.; ANTAKI, C.; VEHVILÄINEN, S.; LEUDAR, I. (2008). Conversation analysis and psychotherapy. Cambridge: Cambridge University Press.
POTTER, J. (1996). Representing Reality: Discourse, Rhetoric and Social Construction. London: SAGE Publications.
RAYMOND, G. (2003). Grammar and Social Organization: Yes/No Interrogatives and the Structure of Responding. American Sociological Review, v. 68, n. 6, p. 939-67.
ROBINSON, J.; TATE, A.; HERITAGE, J. (2016). Agenda-setting revisited: When and how do primary-care physicians solicit patients’ additional concerns?. Patient Education and Counseling, v. 99, p.718-23.
SACKS, H. (1992). Lectures in Conversation: vol. I & II. Oxford: Blackwell.
SCHEGLOFF, E. A. (1972). Notes on a conversational practice: Formulating place. In: SUDNOW, D. (Ed.). Studies in social interaction. New York: Free Press, p. 75–119.
SCHEGLOFF, E. A. (1988). Goffman and the Analysis of Conversation. In: DREW, P.; WOOTTON, A (eds.). Erving Goffman. Exploring the Interactional Order. Cambridge: Cambridge Polity Press, p. 89-135.
SCHEGLOFF, E. A. (1996). Confirming Allusions: Toward an Empirical Account of Action. AJS, v. 102, n. 1, p. 161-216.
SCHEGLOFF, E. A. (2002). Accounts of conduct in interaction: interruption, overlap, and turn-taking. In: TURNER, J. P. (Ed.), Handbook of sociological theory. New York: Kluwer Academic / Plenum Publishers, p. 287-321.
SOUZA; J.; OSTERMANN, A.C. (2016). Por que se explicar? A normalidade construída por meio da linguagem no consultório oncológico. Gragoatá, n. 40, p. 399-422.
STEVANOVIC, M.; PERÄKYLÄ, A. (2012). Deontic Authority in Interaction: The Right to Announce, Propose, and Decide. Research on Language & Social Interaction, v. 45, n. 3, p. 297-321.
SZASZ, T. (1994). El mito de la enfermidad mental. Buenos Aires: Amorrortu Editores.
VOUTILAINEN, L.; PERÄKYLÄ, A. (2016). Interactional Practices of Psychotherapy. In: O’RILLEY, M.; LESTER, J.N. (eds.). The Palgrave Handbook of Adult Mental Health: Discourse and Conversational Studies. London: Palgrave Macmillan, p. 540-77.
WEISTE, E.; VOUTILAINEN, L.; PERÄKYLÄ, A. (2016). Epistemic asymmetries in psychotherapy interaction: therapists’ practices for displaying access to clients’ inner experiences. Sociology of Health and Illness, v. 38, n. 4, p.645-61.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). (2016). ICD-10: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems [online]. Disponível em: https://icd.who.int/browse10/2016/en / Acesso em: 14 set 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada