@Greengodictionary

autoria, responsibilidade, carnavalização e ensino-aprendizagem de línguas em uma conta do instagram

Autores

Palavras-chave:

autoria, rensponsibilidade, carnavalização, ensino-aprendizagem de línguas, Instagram, @greengodictionary

Resumo

O objetivo deste artigo é lançar o olhar das teorizações de base bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOSHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2011, 2012; SOBRAL, 2009; PAULA; STAFUZZA, 2011) sobre dois carrosséis de postagens publicados em dezembro de 2020 da conta @greengodictionary abrigada na rede social Instagram, configurado aqui como uma esfera da atividade humana. O estudo é uma pesquisa documental e se insere dentro da perspectiva qualitativa de pesquisa (BELL; WATERS, 2014; GRANT, 2019). A análise destes documentos aponta, dentro da esfera da conta, para processos de autoria responsável e responsiva ativa (responsibilidade) de atos enunciativos permeados de práticas discursivas carnavalizadas nas línguas inglesa e portuguesa do Brasil. Procura também avaliar as contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas dos projetos enunciativos, autorais, responsíveis e carnavalizados identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Moreira, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás

Carla Janaina Figueredo, Universidade Federal de Goiás

Professora de língua inglesa do Departamento de Línguas Estrangeiras (DELE), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Referências

BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHÍNOV, Valentín N, (1929). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira.16. ed. São Paulo: Hucitec Editora.

BAKHTIN, Mikhail (1924-1974). Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini el al. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

BAKHTIN, Mikhail (1940-1961). Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

BAKHTIN, Mikhail (1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BELL, Judith; WATERS, Stephen (2014). Doing Your Research Project: A Guide for First-time Researchers. 6. ed. Nova Iorque: McGraw-Hill Education.

DINIZ, Matheus (2020). Greengodicitonary. Disponível em: https://www.instagram.com/greengodictionary/?hl=pt-br. Acesso: 01 jan. 2020.

FIORIN, José Luiz (2011). Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática.

GRANT, Aimee (2019). Doing excellent social research with documents: practical examples and guidance for qualitative researchers. Nova Iorque: Routledge,

LAMPOGLIA, F.; MIOTELLO, V (2011). O YouTube sob o olhar bakhtiniano: dialogismo e cronotopo nas tramas da rede eletrônica. In: Grupo dos Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe UFSCar. Questões de cultura e contemporaneidade: o olhar oblíquo de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 103-112.

LEAVER, Tama; HIGHFIELD,Tim; ABIDN, Crystal (2020). Instagram: visual social media cultures. Cambridge: Polity Press.

SOBRAL, A (2009). Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras.

STAFUZZA, Gernissa; PAUL, Luciane (2010). Carnaval – Aval à carne viva (d)a linguagem: a concepção de Bakhtin. In: Stafuzza, G. Paul, L. (org.). Círculo de Bakhtin: diálogos in possíveis. Campinas: Mercado das Letras, p. 131-147.

RISAGER, Karen (2015). Linguaculture: the language–culture nexus in transnational perspective. In: Sharifian, F.: The Routledge Handbook of Language and Culture. London/New York: Routledge, p. 87-99.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

MOREIRA, P. C.; FIGUEREDO, C. J. @Greengodictionary: autoria, responsibilidade, carnavalização e ensino-aprendizagem de línguas em uma conta do instagram. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 2, p. 391–400, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8666094. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos