Resumo
Partindo da Teoria Sistêmico-Funcional e da proposta decomposicional de Bateman, Wildfeuer e Hiippala (2017), este artigo delineia noções e procedimentos que consideramos fundamentais para a análise de textos multimodais, particularmente os digitais, fornecendo uma proposta teórico-metodológica que permite ao analista um maior comprometimento com uma organização clara e replicável do procedimento analítico. Assim, em primeiro lugar introduzimos os conceitos fundamentais de realização e instanciação e suas implicações para o estudo da multimodalidade; depois, parte-se para a noção de “tela” e para a classificação multidimensional das materialidades semióticas; em seguida, explicitam-se os passos básicos para a fundamentação da análise de textos multimodais; e, finalmente, o modelo é exemplificado com a análise sumária da composição em telas de postagens de Facebook.
Referências
BATEMAN, J. A. (2008). Multimodality and Genre: A Foundation for the Systematic Analysis of Multimodal Documents. New York: Palgrave.
BATEMAN, J. A.; WILDFEUER, J.; HIIPPALA, T. (2017). Multimodality – Foundations, Research and Analysis: A Problem-Oriented Introduction. Berlim: de Gruyter.
BENVENISTE, E. (1974). Problemas de linguística geral II. 2a ed. Campinas: Pontes, 2006.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (2009). “Multiliteracies”: New literacies, new learning. Pedagogies: An international journal, v. 4, n. 3, p. 164-195.
EKMAN, P.; FRIESEN, W. V.; ELLSWORTH, P. (1982). What emotion categories or dimensions can observers judge from facial behavior? In: EKMAN, P. (ed.) Emotion in the human face. Nova York: Cambridge University Press, p. 39-55.
FARHAT, T. C.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. “Manas, preciso de ajuda”: análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 1-19, 2021a.
FARHAT, T. C.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Identidades em comunhão: estratégias multimodais de individuação em um grupo de Facebook. Texto Digital, v. 17, n. 2, p. 35-71, 2021b.
FENG, D.; O’HALLORAN, K. L. (2012). Representing emotive meaning in visual images: A social semiotic approach. Journal of Pragmatics, v. 44, n. 14, p. 2067-2084.
FORCEVILLE, C. (2020). Visual and Multimodal Communication: Applying the Relevance Principle. New York: Oxford University Press.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. (2019). Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35, p. 1-30.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. (2014). Introduction to Functional Grammar. 4a ed. New York/London: Routledge.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. (2016). Introducing multimodality. London: Routledge.
KRESS, G. (2010). Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Oxon: Routledge.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. (1996). Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2a ed. London/New York: Routledge, 2006.
MARTIN, J. R. (1992). English Text: system and structure. Amsterdam: John Benjamins.
MATTHIESSEN, C. M. I. M. (2009). Multisemiosis and context-based register typology. In: VENTOLA, E.; GUIJARRO, A. J. M. (org.). The World Told and the World Shown: Multisemiotic Issues. London: Palgrave Macmillan, p. 11-38.
NORRIS, S.; MAIER, C. D. (org.). (2014). Interactions, Images and Texts: A Reader in Multimodality. Berlim: de Gruyter.
O’TOOLE, M. (1994). The Language of Displayed Art. London: Leicester University Press.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada