O poder da liberdade

em busca de estratégias democráticas de publicação acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Publicação acadêmica, Tecnologias de comunicação, Democracia

Resumo

Neste ensaio, Jan Blommaert debate questões fundamentais relacionadas à dimensão econômica da publicação acadêmica, as razões e intenções para se publicar no meio acadêmico, e as alternativas disponíveis. O autor apresenta as condições do ciclo produtivo das editoras de periódicos acadêmicos e argumenta que o modelo de negócio é baseado na exploração tripla do trabalho das pessoas na academia, como autoras, pareceristas e leitoras dos artigos, e das instituições e governos que financiam as pesquisas publicadas. O autor critica a falsa solução dos acessos “dourado” e “verde” e mostra o impacto das novas formas de circulação no barateamento e alcance da comunicação acadêmica. Ele defende estratégias democráticas de publicação acadêmica protagonizadas pelas pessoas que pesquisam e argumenta a favor da nossa autonomia para promover a função primordial da publicação acadêmica: o debate de ideias com o maior número possível de especialistas do campo.

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Biografia do Autor

Jan Blommaert, Universidade de Ghent

Foi pesquisador e professor no campo da Sociolinguística e da Antropologia da Linguagem na Universidade de Ghent (Bélgica) e, mais tarde, na University of Tilburg (Holanda). Compreendendo o impacto das mobilidades de textos e pessoas na contemporaneidade, Blommaert desenvolveu um quadro teórico e analítico avançado denominado por ele mesmo de Sociolinguística da Globalização. Seus estudos têm grande impacto internacional e deixou marcas em diversas áreas da Linguística. Blommaert faleceu em janeiro de 2021, deixando inúmeras contribuições aos estudos da linguagem e uma memória colaborativa de pesquisa muito impactante.

Referências

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

BLOMMAERT, J. O poder da liberdade: em busca de estratégias democráticas de publicação acadêmica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 2, p. 325–336, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8669234. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos