Banner Portal
A pesquisa narrativa visual e o estudo da identidade do professor de língua inglesa
PDF

Palavras-chave

Pesquisa narrativa
Métodos visuais
Identidade do professor de línguas

Como Citar

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis; OLIVEIRA, Vanesa Aparecida de; SANTOS, Geralda Pereira. A pesquisa narrativa visual e o estudo da identidade do professor de língua inglesa . Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 2, p. 289–306, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670196. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o valor de métodos visuais em estudos de cunho narrativo desenvolvidos dentro do escopo da Linguística Aplicada. Há um crescente interesse em métodos visuais na área como forma de melhor entender as experiências de participantes de pesquisa. Valemo-nos de nossas próprias experiências de uso métodos visuais, tais como o desenho e a linha do tempo, em estudos narrativos sobre a identidade do professor de língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa narrativa sobre o fazer pesquisa narrativa visual: compomos sentidos sobre esse processo, e discutimos o valor de abordagens narrativo-visuais a partir de nossas vivências e de reflexões desenvolvidas em outros estudos. Os valores formativo, empírico e analítico de métodos visuais em pesquisas narrativas são explorados. Concluímos ressaltando o potencial de métodos visuais enquanto ferramenta de reflexão, e recurso para se acessar as narrativas de experiência de participantes e identificar temas e enredos nelas articulados.

PDF

Referências

ARAGÃO, R. (2008). Emoções e pesquisa narrativa: Transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 295-320.

ASSIS-PETERSON, A. A.; COX, M. I. P. (2007). Inglês em tempos de globalização: Para além de bem e mal. Calidoscópio, v. 5, n. 1, 5-14.

BACH, H. (2007). Composing a visual narrative inquiry. In: Clandinin, D. J. (org.), Handbook of Narrative Inquiry: Mapping a Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage, p. 280-307.

BAGNOLI, A. (2009). Beyond the standard interview: The use of graphic elicitation and arts-based methods. Qualitative Research, v. 9, n. 5, p. 547-570.

BARCELOS, A. M. F. (2020). Compreendendo a pesquisa (de) narrativa. In: Gomes Júnior, R.C. (org.), Pesquisa narrativa: Histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 17-37.

BARKHUIZEN, G. (org.) (2013). Narrative research in applied linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.

BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. (2014). Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge.

BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. (2015). Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, p. 97-126.

BORG, S. et al. (2014). The impact of teacher education on pre-service primary English language teachers. ELT Research Papers 14.03. London: British Council.

BRANDÃO, A. C. L. (2017a). Designing and implementing language teaching materials: Composing an EFL teacher identity. Tese de doutorado em Linguística Aplicada. Department of Applied Linguistics and Communication, Birkbeck, University of London, Londres.

BRANDÃO, A. C. L. (2017b). Explorando o visual de uma profissão: Histórias de uma professora de línguas pré-serviço em contexto brasileiro. In: Melo-Pfeifer, S.; Simões, A. R. (orgs.), Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado: Estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. Disponível em: https://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2017/11/livro_metodos_visuais_v3.pdf . Acesso em: 20 jul. 2021.

BRANDÃO, A. C. L. (2021). First experiences of teaching EFL in metaphors. Teaching and Teacher Education, v. 97, p. 1-11.

BRANDÃO, A. C. L. (2019). Imagining second language teaching in Brazil: What stories do student teachers draw? In: Kalaja, P.; Melo-Pfeifer, S. (orgs.), Visualising multingual lives: More than words. Bristol, UK: Multingual Matters, 2019, p. 197-213.

BRANDÃO, A. C. L. (2018). Visualizing EFL teacher identity (re)construction in materials design and implementation. Applied Linguistics Review, v. 9, n. 2-3, p. 249-271.

CLANDININ, D. J. (2013). Engaging in narrative inquiry. Walnut Creek, CA: Left Coast Press.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. (2000). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

CLANDININ, D. J.; HUBER, M. (2005). Shifting stories to live by: Interweaving the personal and professional in teachers’ lives. In: Beijaard, D. et al. (orgs.), Teacher professional development in changing conditions. Dordrecht, The Netherlands: Springer, p. 43-59.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. (orgs.) (1999). Shaping a professional identity: Stories of educational practice. New York: Teachers College Press.

DE FINA, A. (2013). Narratives as practices: Negotiating identities through storytelling. In: Barkhuizen, G. (org.), Narrative Research in Applied Linguistics Cambridge: Cambridge University Press, p. 154-175.

EISNER, E. (2008). Art and knowledge. In Knowles, J.G.; Cole, A. L. (orgs.), Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. London: Sage, p. 3-12.

GADOTTI, M. (2007). A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil.

GOMES JÚNIOR, R. C. (org.). Pesquisa narrativa: Histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

GRAY, J. (org.) (2013). Critical perspectives on language teaching materials. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

HOLM, G.; SAHLSTRÖM, F.; ZILLIACUS, H. (2019). Arts-based visual research. In: Leavy, P. (org.), Handbook of arts-based research. New York: The Guilford Press, p. 311-335.

KALAJA, P.; PAIVA, V. L. M. O.; BARCELOS, A. M. F. (orgs.) (2008). Narratives of learning and teaching EFL. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

KALAJA, P.; DUFVA, H.; ALANEN, R. (2013). Experimenting with visual narratives. In: Barkhuizen, G. (org.), Narrative Research in Applied Linguistics Cambridge: Cambridge University Press, p. 105-131.

KALAJA, P.; MELO-PFEIFER, S. (orgs.) (2019). Visualising multilingual lives: More than words. Bristol, UK: Multilingual Matters.

KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. (orgs.) (2018). ALR special issue: Visual methods in applied language studies. Applied Linguistics Review, v. 9, n. 2-3, p. 157-449.

KEATS, P. A. (2009). Multiple text analysis in narrative research: Visual, written, and spoken stories of experience. Qualitative Research, v. 9, n. 2, p. 181-195.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. (2006). Reading images: The grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge.

LIEBLICH, A; TUVAL-MASHIACH, R.; ZILBER, T. (1998). Narrative research: Reading, analysis and interpretation. Thousand Oaks, CA: Sage.

MÄNTYLÄ, K.; KALAJA, P. (2019). ‘The class of my dreams’ as envisioned by student teachers of English: What is there to teach about the language? In: Kalaja, P.; Melo-Pfeifer, S. (orgs.), Visualising multilingual lives: More than words. Bristol, UK; Blue Ridge Summit, PA: Multilingual Matters, p. 254-274.

MEGALE, A. H. (2018). Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: Uma análise dos documentos oficiais. The Especialist, v. 39, n. 2, p. 1-17.

MEGALE, A. H.; LIBERALI, F. (2016). Caminhos da educação bilíngue no Brasil: Perspectivas da Linguística Aplicada. Raído, v. 10, n. 23, p. 9-24.

MELO-PFEIFER, S. et al. (orgs.) (2021). Dossiê temático: Métodos visuais na investigação com públicos plurilíngues. Revista X, v. 16, n. 2, p. 319-647.

MELO-PFEIFER, S.; KALAJA, P. (2019). Conclusion; lessons learnt with and through visual narratives of multilingualism as lived, and research agenda. In: Kalaja, P.; Melo-pfeifer, S. (orgs.), Visualising multilingual lives: More than words. Bristol, UK: Multilingual Matters, p. 275-284.

MELO-PFEIFER, S.; SIMÕES, A. R. (orgs.) (2017). Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado: Estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. Disponível em: https://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2017/11/livro_metodos_visuais_v3.pdf . Acesso em: 20 jul. 2021.

PAIVA, V. L. M. O.; GOMES JÚNIOR, R. C. (2019). Multimodal language learning histories: Images telling stories. In Kalaja, P.; Melo-Pfeifer, S. (orgs.), Visualising multilingual lives: More than words. Bristol, UK: Multilingual Matters, p. 151-172.

PINHO, A. S. (2017). Narrativas (visuais) na formação de professores: Olhares da investigação. In: Melo-Pfeifer, S.; Simões, A.R. (orgs.), Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado: Estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, p. 219-241. Disponível em: https://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2017/11/livro_metodos_visuais_v3.pdf . Acesso em: 20 jul. 2021.

POLANYI, M. (1966). The tacit dimension. Gloucester, MA: Peter Smith Publisher.

POLKINGHORNE, D. E. (1995). Narrative configuration in qualitative analysis. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 8, n. 1, 5-23.

RIBEIRO, B. T.; BASTOS, L. C. (2005). Telling stories in two psychiatric interviews: A discussion on frame and narrative. AILA Review, v. 18, n. 1, p. 58-75.

RIESSMAN, C. K. (2008). Narrative methods for the human sciences. Thousand Oaks, CA: Sage.

ROSE, G. (2012). Visual methodologies: An introduction to researching with visual materials, 3. ed. London: Sage.

ROSE, G. (2016). Visual methodologies: An introduction to researching with visual materials, 4. ed. London: Sage.

SANTOS, S. L. C. (2018). Crenças de alunos sobre ensino e aprendizagem de espanhol. Dissertação de Mestrado em Letras. Departamento de Letras, UFV, Viçosa.

SHERIDAN, J.; CHAMBERLAIN, K.; DUPUIS, A. (2011). Timelining: Visualizing experience. Qualitative Research, v. 11, n. 5, p. 552-569.

SILVA, J. B. M. (2018). Vozes apaixonadas pelo ensino de inglês: A construção da identidade de professores em formação inicial. Dissertação de Mestrado em Letras. Departamento de Letras, UFV, Viçosa.

WEBER, S. (2008). Using visual images in research. In: Knowles, J.G.; Cole, A.L. (orgs.), Handbook of the arts in qualitative research: Perspectives, methodologies, examples, and issues. London: Sage, p. 41-53.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.