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A pesquisa narrativa visual e o estudo da identidade do professor de língua inglesa
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Palavras-chave

Pesquisa narrativa
Métodos visuais
Identidade do professor de línguas

Como Citar

BRANDÃO, A. C. de L.; OLIVEIRA, V. A. de; SANTOS, G. P. A pesquisa narrativa visual e o estudo da identidade do professor de língua inglesa . Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 2, p. 289–306, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670196. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o valor de métodos visuais em estudos de cunho narrativo desenvolvidos dentro do escopo da Linguística Aplicada. Há um crescente interesse em métodos visuais na área como forma de melhor entender as experiências de participantes de pesquisa. Valemo-nos de nossas próprias experiências de uso métodos visuais, tais como o desenho e a linha do tempo, em estudos narrativos sobre a identidade do professor de língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa narrativa sobre o fazer pesquisa narrativa visual: compomos sentidos sobre esse processo, e discutimos o valor de abordagens narrativo-visuais a partir de nossas vivências e de reflexões desenvolvidas em outros estudos. Os valores formativo, empírico e analítico de métodos visuais em pesquisas narrativas são explorados. Concluímos ressaltando o potencial de métodos visuais enquanto ferramenta de reflexão, e recurso para se acessar as narrativas de experiência de participantes e identificar temas e enredos nelas articulados.

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