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Vir-a-ser docente na formação inicial

Palavras-chave

Formação docente inicial
Ensino de língua portuguesa
Ideologias linguísticas

Como Citar

MELO, Sandra Helena Dias de. Vir-a-ser docente na formação inicial: ideologias linguísticas entre a escola e a universidade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8672009. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e discutir ideologias linguísticas (BLOMMAERT, 2014) na formação docente inicial de licenciandos(as) em Letras no âmbito do ensino de língua portuguesa. A investigação gira em torno de crenças, valores e conceitos sobre língua e ensino de língua portuguesa no vir-a-ser docente. A pesquisa, de cunho qualitativo com viés etnográfico, tem, na formação de um grupo focal, uma fonte de discussão sobre os significados culturais da formação docente inicial na esteira dos estudos da Linguística Aplicada e do que no Brasil se denominou Nova Pragmática. Nesse recorte, apresentam-se resultados relacionados a reflexões em torno dos temas: ecologia escolar e didatização no ensino de língua portuguesa. Por meio da análise de reuniões coletivas, entrevistas e questionários semiestruturados dirigidos ao grupo focal, foram constatados os seguintes resultados: (i) dificuldade e engessamento de ações e práticas pedagógicas dos sujeitos acompanhados no ambiente de ensino básico, especialmente nos Estágios Não Obrigatórios; em decorrência disso, (ii) impactos sobre a pedagogização da língua portuguesa, com destaque para uma interferência em conceitos de língua/gramática adotados no ensino básico e/ou sobre os conceitos vistos na universidade. Deve-se considerar, por fim, que ao mesmo tempo que se percebe a base acadêmica teórico-prática na formação docente em ação dos sujeitos em formação inicial no ensino básico, percebe-se uma falta da instituição em promover maior diálogo sobre os efeitos na formação na experiência dos diferentes estágios.

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