Banner Portal
“My Friend Nietzsche”
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Critical literacy
My friend Nietzsche
Literature teaching
Subjective reading

How to Cite

GAMBASSI, Giulia Mendes. “My Friend Nietzsche”: the dangers of critical reading in a conformed World. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 1498–1512, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658315. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

This article aims to discuss literature teaching in Brazil with the analysis of the short film Meu amigo Nietzsche (2012). In our perspective this film presents a discourse of resistance in the scenario of democratic crisis we are living. The film presents the story of Lucas, a boy from the periphery of Brasilia who has reading difficulties and, advised by the teacher, tries to improve his practices on his own. When he finds a copy of Assim falou Zaratustra (NIETZSCHE, [1883] 2011), Lucas seems to develop critical literacy practices in a process of discovering the meanings of words that evolved into a philosophical reflection on the world around him. Thus, from the analysis of a few scenes of the short film, we intend to reflect on literature and its teaching, as well as on the reception of critical reading in a conformed world.

PDF (Português (Brasil))

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em jun. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHARTIER, Roger. A Aventura do Livro: do Leitor ao Navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CHARTIER, Roger. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. Tradução de Luzmara Curcino; Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 21. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, (1981) 1989.

Freire, Paulo. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Editora Unesp, (1992) 2005.

GIROUX, Henry. “A crise da escola é a crise da democracia”. Entrevista cedida a Ana Torres Menárguez. EL PAÍS. Barcelona, mai. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/ 2019/05/09/internacional/1557407024_184967.html. Acesso em: jun. 2019.

MARX, Karl. O manifesto comunista. Tradução de David Boyle. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, (1848) 2006.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAUJO, Vanessa de Assis (orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, 2011, p. 128-140.

MEU AMIGO NIETZSCHE. Direção: Fáuston Silva. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FroyMvgYfm0. Acesso em jun. 2019.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário Ferreira dos Santos. 6 ed. Petrópolis: Vozes, (1883) 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, (1888) 2008.

PETIT, Michèlle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.

PUCHEU, Alberto. Literatura, para que serve? In: Manuel Antonio de Castro (org.). A construção poética do real. 1ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004, v. 1, p. 224-242.

QUINTÃO, Paula Rochlitz. Morar na rua: há projeto possível? 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Projeto, Espaço e Cultura). Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-07082012-122947/pt-br.php. Acesso em jun. 2019.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Anne. Ousar ler a partir de si: desafios epistemológicos, éticos e didáticos da leitura subjetiva. Trad. Rosiane Xypas. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35, 2018, p. 18-25.

STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

XYPAS, Rosiane. A leitura subjetiva no ensino de literatura: apropriação do texto literário pelo sujeito leitor. Olinda, PE: Nova Presença, 2018.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.