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Formação docente nos espaços sociodialógicos fronteiriços: contribuições da análise dialógica do discurso
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Palavras-chave

Fronteiras. Formação docente. Análise dialógica

Como Citar

FARIAS-MARQUES, Maria do Socorro de Almeida. Formação docente nos espaços sociodialógicos fronteiriços: contribuições da análise dialógica do discurso. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 3, p. 519–543, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647377. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão.
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