Banner Portal
A oferta do letramento e a garantia de futuros sociais: análise das políticas de letramento da UNESCO e de suas ideologias linguísticas
PDF

Palavras-chave

Letramento. Ideologias linguísticas. Políticas de letramento da UNESCO.

Como Citar

SANTOS, Marcelo Sousa. A oferta do letramento e a garantia de futuros sociais: análise das políticas de letramento da UNESCO e de suas ideologias linguísticas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 2, p. 641–667, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647620. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, analiso políticas de letramento da UNESCO e suas ideologias, a partir de materiais publicitários para o evento comemorativo de 50 anos do Dia Internacional de Letramento (UNESCO, 2016). Apoiada em teorias acerca de letramentos e de ideologias linguísticas (STREET, 2003, 2014 [1996]; KROSKRITY, 2004; WOOLARD, 1998; PHILIPS, 2004; SZUNDY, 2016), a análise mostra que as políticas de letramento da UNESCO se assentam sobre ideologias que avaliam língua/gem numa perspectiva cognitiva, neutra, despolitizada e independente de contextos sociais, revelando assim, uma concepção autônoma de letramento. Por considera-la inoperante para uma agenda de ensino crítico, problematizo tal concepção com vistas a pensar alternativas de letramento socialmente mais justas e alinhadas à formação de agentes sociais capazes de (inter)agir com/sobre as práticas de letramento que orientam a construção de significados na contemporaneidade.

PDF

Referências

BRIGGS, C. 1998. “You’re a liar – you’re just like a woman!” Constructing dominant ideologies of language in Warao men’s gossip. In: SCHIEFFELIN, BAMBI B., WOOLARD, K. A. & KROSKRITY, PAUL V. (Eds.). Language ideologies practice and theory. Oxford: Oxford University Press, p. 229-255.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge, 2000.

DIAS, I. S. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, vol.14, n. 1, jan./jun. 2010, p. 73 – 78. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08 Acesso em: 01 nov. 2016.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. SP: Cortez, 1989 [1981].

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. 6. ed. RJ: Paz e Terra, 2013.

GARCIA, L. A. M. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? In: Educação pública, online. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0023e.html Acesso em: 21 nov. 2016.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. 2. ed. Londres: Falmer, 1996 [1990].

GRUPO NOVA LONDRES. A pedagogy of literacies: designing social futures. In: Harvard Educational Review, vol. 66, n. 1, prim. 1996. Disponível em http://www.sfu.ca/~decaste/newlondon.htm Acesso em: 25 ago. 2016.

KRESS, G. Semiotic work: Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. In: AILA Review, 28, 2015, p. 49–71.

KROSKRITY, P. V. Language ideologies. In: DURANTI, A. (Ed.). A Companion to Linguistic Anthropology. Blackwell Publishing, 2004, p. 496-517.

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. New literacies, everyday practices and classroom learning. Open University Press, 2006.

LEMKE, J. L. Multimedia and discourse analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (Eds.). The Routledge handbook of discourse analysis. London/New York: Routledge, 2012.

LEUNG, C.; STREET, B. Linking EIL and literacy: theory and practice. In: ALSAGOFF, L.;MACKAY, S. L.; HU, G. e RENANDYA, W. A. (Eds.). Principles and practices for teaching English as an International Language, chapter 6. London/New York: Routledge, 2012. Kindle Edition.

MOITA LOPES, L. P. Ideology in research methodology. In: CHAPELLE, C. A. (Ed.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. 1ed. New York: Wiley Blackwell, 2013, p. 1-6.

OLIVEIRA, M. B. F.; SZUNDY, P. T.C. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. In: Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2), ago./aez. 2014, pp. 184-205.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PHILIPS, S. U. Language and social inequality. In DURANTI, A. (Ed.). A Companion to Linguistic Anthropology. UK: Blackwell Publishing, 2004, p. 474-495.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 13-36.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

STREET, B. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. In: Current Issues in Comparative Education, vol. 5 (2), 2003, p. 77-91.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014 [2006].

STREET, B. Literacy in theory and practice. US: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. Autonomous and ideological models of literacy: approaches from New Literacy Studies. Online. Disponível em http://www.philbu.net/media-anthropology/street_newliteracy.pdf Acesso em: 25 ago. 2016.

SZUNDY, P. T. C. Language ideologies on English as a Lingua Franca: conflicting positions expressed by undergraduate students in Brazil [mimeo].

SZUNDY, P. T. C. The commodification of English in Brazilian public universities: language ideologies entextualized in the scope of the program English without Borders. In: Revista da Anpoll, nº 40, Florianópolis, jan./jun. 2016, p. 101-114. Disponível em https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/viewFile/1020/850 Acesso em: 23 ago. 2016.

UNESCO. International Literacy Day 2016 infographic. Online, 2016. Disponível em http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/images/ild-2016-infographic.jpg Acesso em: 25 ago. 2016.

UNESCO. Education 2030: Incheon declaration and Framework for action – Towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all. Online, 2015a. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002432/243278e.pdf Acesso em: 22 ago. 2016.

UNESCO. Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. Online, 2015b. Disponível em https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.pdf Acesso em: 23 ago. 2016.

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Brasília: UNESCO, 2010 [1996].

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Trad. José Carlos Eufrázio. São Paulo/Brasília: Cortez/UNESCO, 1998 [1996].

UNESCO. Understandings of literacy. In: UNESCO. Education for all: Literacy for life. Online, 2005, p. 147 – 159. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001416/141639e.pdf Acesso em: 23 ago. 2016.

UNESCO. The Dakar framework for action. Online, 2000. Disponível em http://www.unesco.org/carneid/dakar.pdf Acesso em 23 ago. 2016.

UNESCO. Hamburg declaraion on adult learning. Online, 1997. Disponível em http://www.unesco.org/education/uie/confintea/pdf/con5eng.pdf Acesso em: 29 ago. 2016.

UNESCO. World declaration on education for all. Online, 1990. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127583e.pdf Acesso em: 23 ago. 2016.

UNESCO. Persepolis declaration. Online, 1975. Disponível em http://www.unesco.org/education/information/nfsunesco/pdf/PERSEP_E.PDF Acesso em: 23 ago. 2016.

UNESCO. World conference of ministers of education on the eradication of illiteracy: final report. Online, 1965. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001263/126383EB.pdf Acesso em: 23 ago. 2016.

VOLOSHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud; YaraFrateschi Vieira 9 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1999 [1929].

WAGNER, D. A. What happened to literacy? Historical and conceptual perspectives on literacy in UNESCO. In: International Journal of Educational Development, vol. 31, n. 3, 2011, p. 319 – 323.

WOOLARD, K. A. Introduction. In: SCHIEFFELIN, B. B.; WOOLARD, K. A. e KROSKRITY, P. V. (Eds.). Language ideologies: practice and theory. Oxford: Oxford University Press, 1998, p. 3-47.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.