Banner Portal
Formación de profesores de lengua portuguesa y segunda lengua en las universidades públicas brasileñas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Idioma portugués
Formación del profesorado
Políticas lingüísticas

Cómo citar

SANTOS, Daniel dos; ALENCAR, Tiêgo Ramon dos Santos. Formación de profesores de lengua portuguesa y segunda lengua en las universidades públicas brasileñas: gestos y políticas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 2, p. 467–476, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8666532. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

Reseña de SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi; BIZON, Ana Cecilia Cossi (Orgs.). Formación inicial y continua de profesores de Lengua Portuguesa/Segunda Lengua en Brasil. Araraquara: Alfabetización, 2020. 246 págs.

PDF (Português (Brasil))

Citas

ALENCAR, T. R. S. Para além das fronteiras: narrativas de professores universitários sobre o lugar do Português como Língua Adicional no Amapá. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

BIZON, A. C. C.; CAMARGO, H. R. E. Acolhimento e ensino da língua portuguesa à população oriunda de migração de crise no município de São Paulo: por uma política do atravessamento entre verticalidades e horizontalidades. In: BAENINGER, R.; BÓGUS, L. M.; MOREIRA, J. B.; VEDOVATO, L. R.; FERNANDES, D. M.; SOUZA, M. R.; BALTAR, C. S.; PERES, R. G.; WALDMAN, T. C.; MAGALHÃES, L. F. A. (Orgs.). Migrações Sul-Sul. Campinas: NEPO/UNICAMP, 2018, p. 712-726.

BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Dossiê Especial: Português como Língua Adicional em contextos de minorias: (co)construindo sentidos a partir das margens. Revista X, v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/issue/view/2624. Acesso 20 nov. 2021.

CHANG, H. 23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo. Tradução: Claudia Gerpe Duarte. 1° edição. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.

FRAZATTO, B. Português como Língua Adicional no Programa Idiomas sem Fronteiras na Unicamp: internacionalização e políticas linguísticas em foco. Revista X, v. 5, n. 5, 2020, p. 288-310. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/73034/41886. Acesso em: 18 nov. 2021.

FURTOSO, V. B. (Org.) Formação de professores de português para falantes de outras línguas: reflexões e contribuições. Londrina: EDUEL, 2009.

FURTOSO, V. B. Onde estamos? Para onde vamos?: a pesquisa em português para falantes de outras línguas nas universidades brasileiras. In: LUCAS, P. O.; RODRIGUES, R. F. L. Temas e rumos nas pesquisas em Linguística (Aplicada): questões empíricas, éticas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2015.

GOMES, A. A. S (Org.). Ensino de Línguas e Educação Escolar Indígena. Macapá: Editora da UNIFAP, 2019.

JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. Entre as aspas das fronteiras: internacionalização como prática agonística. In: ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B.; CALDAS, R. R. (Orgs.) Políticas Linguísticas, Ensino de Línguas e Formação Docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Pontes Editores: Campinas, 2015.

MEYER, R. M. B.; ALBUQUERQUE, A. (Orgs.). Português: uma língua internacional. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2015.

RIBEIRO, M. D. A. Português como língua estrangeira na UESC: questões identitárias. Ilhéus: EDITUS, 2012.

SANTOS, D. O Facebook como recurso na formação contínua de professores de Português Língua Estrangeira: uma abordagem ecológica. Papéis, vol. 22, n° 43, 2018, p. 189-209. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6646. Acesso em 22 nov. 2021.

SANTOS, D. Formação docente em um site de rede social para professores de PLE: da organização e dos indícios de identidades. 2019. 323 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

SANTOS, D. Contornos geopolíticos da profissionalização em Português Língua Estrangeira na Região Metropolitana de Campinas: formação inicial e gestão democrática. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) – Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2020.

SANTOS, D; GUSHI DA SILVA, C.; ALENCAR, T. R. S. A presença da comunidade haitiana em uma escola pública de ensino básico do interior de São Paulo: discursos e práticas [potencialmente inclusivas]. In: BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. (Orgs.). Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar: pesquisas sobre questões emergentes. Campinas: Pontes Editores, 2021.

VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; VIEIRA-MACHADO, L. L. Práticas e políticas de ensino de língua portuguesa como L2 para surdos usuários de Libras. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, 2020, p. 320-339. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431. Acesso em 16 nov. 2021.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.