Banner Portal
Da linguística saussuriana à semiótica social
PDF

Palavras-chave

Multimodalidade
Ferdinand de Saussure
Construção de sentidos
Semiótica Social

Como Citar

PINHEIRO, Petrilson. Da linguística saussuriana à semiótica social: o conceito de multimodalidade sob escrutínio. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 2, p. 396–411, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8675669. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é escrutinar a noção de multimodalidade por meio de uma discussão teórica que busque reapresentar, problematizar e reformular conceitos a ela subjacentes e que lhe dão sustentação, como recurso semiótico, elemento semiótico, sistema semiótico, propiciação modal e modalidade semiótica. Para tanto, parte-se das noções de língua e linguagem, fala, signo, significante e significado, de Ferdinand de Saussure (SAUSSURE, 2006 [1916]), e de suas reapropriações por Émile Benveniste (BENVENISTE, 1976 [1966]) e Roland Barthes (BARTHES, 1990 [1982]); em seguida, discutem-se mais especificamente as contribuições de Gunther Kress e Theo van Leeuwen para a semiótica social (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; KRESS, 2010), com o intuito de formular um conceito de multimodalidade com base em premissas que possam estabelecer critérios para as modalidades semióticas, não apenas para explicar, de alguma forma, o amplo e (não raro) uso indiscriminado de conceitos e expressões pouco esclarecedores em textos acadêmicos, mas, sobretudo, para contribuir teoricamente para o campo de estudos da linguagem e para a formulação de documentos relacionados a área de Educação, em que a multimodalidade tem estado cada vez mais presente.

PDF

Referências

BARTHES, Roland. (1982). O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BENVENISTE, Émile. (1966). Problemas de Linguística Geral I. Trad. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring, 66, n. 1.

HODGE, Robert; KRESS, Gunther. (1988). Social Semiotics, New York: Cornell University Press.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. (2020). Letramentos. 1. ed. Campinas:Editora Unicamp.

HALLIDAY, Michael. (1978). Language as Social Semiotic: The Social Interpretation of Language and Meaning, Londres: Edward Arnold.

KRESS, Gunther. (2003). Literacy in the new media age. London, Routledge.

KRESS, Gunther. (2010). Multimodality – A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication, Londres: Routledge.

KRESS, G Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. (1990). Reading Images, Geelong, Deakin University Press.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. (1998). Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, Allan; GARRET, Peter. (Org.) Approaches to media discourse. Blackwell Publishing, p. 186-219.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. (2001). Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. Arnold: London.

KRESS, Gunther et VAN LEEUWEN, Theo. (2006 [1996]). Reading Images – The Grammar of Visual Design, London: Routdledge.

SAUSSURE, Ferdinand. (1916). Curso de linguística geral. Trad. de A. Chelini; J. P. Paes e I. Blikstein. 27ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Petrilson Pinheiro

Downloads

Não há dados estatísticos.