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Saberes aritméticos nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares catarinenses
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Palavras-chave

Aritmética
Grupos escolares
Pedagogia moderna
Escola nova

Como Citar

SOUZA, Thuysa Schlichting de; COSTA, David Antonio da. Saberes aritméticos nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 208–224, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i2.8646518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646518. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo objetiva-se analisar as determinações oficiais para a matéria de Aritmética nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares de Santa Catarina durante as reformas “Orestes Guimarães” (1911-1935) e “Elpídio Barbosa” (1946–1969). Busca-se evidenciar as continuidades e rupturas entre os conteúdos e os métodos prescritos em ambas as reformas. Para tal intento, os principais referenciais teórico-metodológicos mobilizados tratam da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. No que se refere às fontes da pesquisa, são utilizadas as legislações que consubstanciaram ambas as reformas, em especial os Programas de Ensino dos Grupos Escolares de 1914 e 1946, além das obras: “Palestras sobre Ensino”, de Francis Wayland Parker, e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo. A análise dos programas mostra que o ensino intuitivo representou uma inovação no pensamento pedagógico e permaneceu influenciando o currículo do ensino primário em tempos de escolanovismo. 
https://doi.org/10.20396/zet.v24i2.8646518
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