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O PNE e a articulação da pós-graduação com a educação básica
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Palavras-chave

Plano nacional de educação
Avaliação da pós-graduação em educação
Educação básica

Como Citar

NACARATO, Adair Mendes. O PNE e a articulação da pós-graduação com a educação básica: correlating post-graduate studies with k-12 education . Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 269–280, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i2.8646522. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646522. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Discutem-se neste texto algumas questões suscitadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), no que diz respeito à articulação da Pós-Graduação em Educação com a educação básica e, em particular, questões relacionadas às metas 14 e 16 do referido plano. Visando avaliar a exequibilidade dessas metas, aponta-se o distanciamento existente entre elas e os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação, no que diz respeito à inserção social e ao impacto regional e (ou) nacional. Identifica-se pouca valorização das parcerias da pós-graduação com os sistemas de ensino nos critérios de avaliação da Capes na área de Educação. Questiona-se se os programas de pós-graduação já existentes no País atendem a demanda dos professores da educação básica ou se a pós-graduação é o caminho desejado pelos professores para o seu desenvolvimento profissional.

https://doi.org/10.20396/zet.v24i2.8646522
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Referências

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