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Rede colaborativa de professores que ensinam matemática
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Palavras-chave

Observatório da educação
Colaboração
Desenvolvimento profissional

Como Citar

GAMA, Renata Prenstteter; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi. Rede colaborativa de professores que ensinam matemática: articulando ensino, pesquisa e extensão. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 59–74, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646529. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O artigo objetiva analisar as articulações realizadas entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito de um projeto que pertence ao Programa Observatório da Educação para evidenciar os tipos de práticas que potencializam o desenvolvimento profissional docente. Para isso, selecionaram-se: memórias das reuniões; narrativas dos professores e duas dissertações. A pesquisa qualitativa e interpretativa utilizou referenciais sobre as narrativas como movimento de investigação-formação, concepções de desenvolvimento profissional e parceria na formação de professores. Os resultados evidenciaram que os professores, ao participarem de formações, reflexões e sistematizações compartilhadas sobre suas próprias práticas, desenvolvem uma postura investigativa com a construção da autoria e autonomia emancipatória no exercício da profissão docente. Também há destaque para a fertilidade das narrativas como estratégia de reflexão, para a potencialidade da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


 

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646529
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Referências

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