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Comunicação na sala de aula
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Palavras-chave

Comunicação na sala de aula de matemática
Ensino exploratório da matemática
Ações comunicativas do professor

Como Citar

GUERRERO, António; FERREIRA, Rosa Antónia Tomás; MENEZES, Luíz; MARTINHO, Maria Helena. Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 279–295, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646539. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

Este artigo procura responder ao desafio de pensar a comunicação que tem lugar na aula de Matemática. Contrariamos a visão simplista da comunicação como instrumento de transferência de conhecimento (do professor para os alunos) para assumirmos a comunicação como processo de interação, no qual o conhecimento matemático é socialmente construído. Esta visão da comunicação na aula de Matemática representa uma aproximação aos processos de produção e comunicação de conhecimento matemático que têm lugar no campo científico e no agir diário das comunidades humanas (quando lidam com ideias matemáticas). Para que isso ocorra, são exigidas mudanças no ensino, particularmente no papel do professor e no dos alunos. O ensino exploratório da Matemática é apresentado como um meio privilegiado do professor, apoiado num conjunto de ações comunicativas fundamentais, criar ambientes de aprendizagem produtivos, que, envolvendo o trabalho com tarefas matemáticas desafiantes, a sua resolução e discussão, culminam na institucionalização de conhecimento matemático. 

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539
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Copyright (c) 2016 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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