História, Literatura e Ficção na Educação Matemática: aproximações com as ideias de Hayden White

Autores

  • Fernando Guedes Cury Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Heloisa Silva Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646558

Palavras-chave:

Historiografia. Literatura. Hayden White. Educação matemática.

Resumo

Este ensaio apresenta considerações sobre a elaboração do discurso historiográfico narrativo apoiado em técnicas literárias e ficcionais como forma de interpretação nas pesquisas históricas. Concentra-se, como suporte teórico, nas ideias de Hayden White que, há algumas décadas, propôs um debate sobre a natureza do conhecimento histórico contrapondo narrativa, pensamento literário e pensamento científico, indicando ser a história, um artefato verbal, produto de um tipo especial de uso da linguagem, produtora de um conhecimento específico. São apresentados os tipos gerais de tropos identificados pela teoria retórica neoclássica na qual White se apoia – metáfora, metonímia, sinédoque e ironia – que fornecem uma classificação dos ti­pos de discursos históricos e permitem ver as maneiras pelas quais o discurso histórico se parece com ou converge para uma narrativa ficcional. São apontados os principais argumentos deste autor frente às críticas sobre a excessiva relatividade do conhecimento histórico na sua teoria: os sistemas de produção de significados compartilhados por historiografia, literatura e ficção são todos extraídos da experiência histórica de um povo, um grupo, uma cultura. Por fim, são apresentados dois trabalhos no campo da História da Educação Matemática que se valeram da literatura e da ficção para a construção de narrativas que objetivam a produção de conhecimentos acerca da formação de professores e da educação matemática no Brasil.

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Biografia do Autor

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2007 e 2011, respectivamente). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: história oral, formação de professores de matemática e história da educação matemática.

Heloisa Silva, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

É professora do Departamento de Educação Matemática - Unesp, Rio Claro e do Curso de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição. Trabalha com Educação Matemática.

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

Cury, F. G., & Silva, H. (2016). História, Literatura e Ficção na Educação Matemática: aproximações com as ideias de Hayden White. Zetetike, 23(1), 155–178. https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646558

Edição

Seção

Artigo