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Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem
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Palavras-chave

Jogo
Estrutura multiplicativa
Teoria dos campos conceituais

Como Citar

BARBOA, Gabriela dos Santos; MAGINA, Sandra Maria Pinto. Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 9–30, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646576. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646576. Acesso em: 12 jun. 2024.

Resumo

Este texto objetiva apresentar e discutir as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participar de um jogo que favorece a construção de significados para expressões numéricas envolvendo duas multiplicações. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias da Teoria dos Campos Conceituais. A análise permitiu reconhecer que as situações vivenciadas no jogo, bem como as representações favorecidas, criaram condições para que os alunos mobilizassem esquemas úteis à decomposição de um número em fatores primos e compreendessem que, embora a multiplicação seja uma operação comutativa, alterações na ordem dos fatores podem implicar na representação de situações distintas.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646576
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Referências

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