Banner Portal
Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem
PDF

Palavras-chave

Jogo
Estrutura multiplicativa
Teoria dos campos conceituais

Como Citar

BARBOA, Gabriela dos Santos; MAGINA, Sandra Maria Pinto. Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 9–30, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646576. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646576. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este texto objetiva apresentar e discutir as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participar de um jogo que favorece a construção de significados para expressões numéricas envolvendo duas multiplicações. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias da Teoria dos Campos Conceituais. A análise permitiu reconhecer que as situações vivenciadas no jogo, bem como as representações favorecidas, criaram condições para que os alunos mobilizassem esquemas úteis à decomposição de um número em fatores primos e compreendessem que, embora a multiplicação seja uma operação comutativa, alterações na ordem dos fatores podem implicar na representação de situações distintas.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646576
PDF

Referências

BARBOSA, G. S. O teorema fundamental da aritmética: jogos e problemas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP, São Paulo.

BROWN, A.; THOMAS, K.; TOLIAS, S. Conceptions of divisibility: success and understanding. In: CAMPBELL, S.; ZAZKIZ, R. (Org.). Learning and teaching number theory. Westport: Ablex Publishing, 2002. p. 41-82.

CAMPBELL, S. Coming to terms with division: preservice teachers’ understanding. In: CAMPBELL, S.; ZAZKIZ, R. (Org.). Learning and teaching number theory. Westport: Ablex Publishing, 2002. p. 1-14.

COELHO, S.; MACHADO, S.; MARANHÃO, C. Como é utilizado o Teorema Fundamental da Aritmética por atores do Ensino Fundamental? In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIBEM, 5., 17 a 22 de julho de 2005, Porto. Anais... Porto, 2005.

COELHO, S.; MACHADO, S.; MARANHÃO, C. Projeto: qual álgebra a ser ensinada em cursos de formação de professores de matemática? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEM, 2., de 29 de outubro a 1º de novembro de 2003, Santos. Anais... Santos, 2003.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho; imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

RESENDE, M. R. Re-significando a disciplina Teoria dos Números na formação do professor de matemática na licenciatura. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo.

SANTOS, J. P. A. Introdução à teoria dos números. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.

TEPPO, A. R. Integrating content in classroom Mathematics. In: CAMPBELL, S.; ZAZKIZ, R. (Org.). Learning and teaching number theory. Westport: Ablex Publishing, 2002. p. 117-130.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escolar elementar. Tradução de Maria Lucia Moro. Curitiba: UFPR Press, 2009.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. Multiplicative structures. In: LESH, R.; LANDAU, M. (Ed.). Acquisition of Mathematics concepts and processes. New York: Academic Press Inc., 1983. p. 127-174.

VERGNAUD, G. The nature of mathematical concept. In: NUNES, T.; BRYANT, P. (Ed.). Learning and teaching Mathematics. Sussex: Psychology Press, 1997. p. 5-28.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.