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Mapas conceituais
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Palavras-chave

Mapas conceituais
Ensino de geometria
Aprendizagem significativa

Como Citar

PIVATTO, Wanderley; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para a construção de conceitos históricos na disciplina de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 115–141, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646580. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646580. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, os resultados de um relato de uma experiência – com duração de duas semanas – acerca do conhecimento de história da Geometria, realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Florianópolis, Santa Catarina, com o objetivo de identificar indícios de ocorrência de aprendizagem significativa, a partir dos mapas conceituais construídos pelos alunos. Para análise dos resultados, o pensamento sobre aprendizagem significativa estudado por Ausubel e seus colaboradores foi o aporte teórico utilizado. A pesquisa teve caráter qualitativo, e a observação e a análise dos mapas conceituais construídos e das conexões ali estabelecidas demonstraram a organização dos conceitos, algumas diferenciações progressivas, reconciliações integrativas e o estabelecimento de ligações cruzadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646580
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