Investigação matemática na sala de aula: tratamento da informação no ensino fundamental

Autores

  • Neiva Ignês Grando Sociedade Brasileira de Educação Matemática
  • Marlova Elizabete Balke Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v21i40.8646586

Palavras-chave:

Investigação matemática. Ensino fundamental. Tratamento da informação.

Resumo

Esta pesquisa, envolvendo alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino do município de Sertão, região norte do estado do Rio Grande do Sul, teve como objetivo analisar o potencial da abordagem de investigação matemática no desenvolvimento de conteúdos do bloco Tratamento da informação. Os instrumentos de análise foram os registros das aulas de matemática desenvolvidas por uma das pesquisadoras em sua função de professora. A base teórica foi constituída por autores como Ponte, Vigotski, Duval, entre outros, os quais apresentam aspectos importantes para análise da complexidade da sala de aula. O desenvolvimento das atividades de investigação matemática possibilitou interações que  potencializaram a apropriação de significados dos conceitos que compõem o conteúdo de tratamento da informação da referida série escolar.

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Biografia do Autor

Neiva Ignês Grando, Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Mestre em Psicologia Cognitiva/UFPE. Doutora em Educação/UFSC. Professora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Marlova Elizabete Balke, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

GRANDO, N. I.; BALKE, M. E. Investigação matemática na sala de aula: tratamento da informação no ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 9–35, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i40.8646586. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646586. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigo