Banner Portal
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência − da escrita na leitura
PDF

Palavras-chave

Formação docente
Aprender
Experiência
Educação matemática

Como Citar

BAMPI, Lisete Regina; MOELLWALD, Francisco Egger; CAMARGO, Gabriel Dummer; KETTERMANN, Fernanda Michelle. Em meio ao Pibid e aos estágios de docência − da escrita na leitura. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 105–125, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i40.8646590. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646590. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo?

https://doi.org/10.20396/zet.v21i40.8646590
PDF

Referências

BAMPI, L.; TELICHEVESKY, M. A estudante e a professora fugitiva... Um encontro necessário. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 459-476, jul./dez. 2012.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação – Anped, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006a.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.

DELEUZE, G.. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DELEUZE, G. Sobre o teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GROSSI, E. P. Um novo jeito de ensinar matemática: começando pela divisão. Brasília: Centro de Documentação e Informação, 2000.

KOHAN, W. O que pode um professor? Educação, São Paulo, p. 48-57, 2007.

LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1976.

MOELLWALD, F. E.; BAMPI, L. Iniciação à docência em Matemática: experiências e outros escritos. São Leopoldo: Oikos, 2011.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Tradução de Lílian do Valle. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.