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A riqueza nos currículos de matemática do ensino médio
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Palavras-chave

Educação matemática
Currículos de matemática
Ensino médio
Seleção e organização de conteúdos
Riqueza

Como Citar

SILVA, Marcio Antonio da; PIRES, Célia Maria Carolino. A riqueza nos currículos de matemática do ensino médio: em busca de critérios para seleção e organização de conteúdos. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 19–52, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646597. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O principal objetivo da pesquisa que originou este texto é contribuir para a discussão curricular, por meio de critérios que sirvam como referência para determinar, incluir e excluir temas matemáticos no Ensino Médio. Este artigo faz um recorte dos oito princípios propostos por Silva para compor o currículo de Matemática no Ensino Médio e esmiúça um deles: a riqueza. Aborda também a adoção de padrões matemáticos e assinala a necessidade de ampliar a discussão, no Ensino Médio, sobre atividades que contemplem modelos matemáticos, principalmente geométricos. Aponta os fractais como tema potencialmente importante para identificação e construção de padrões e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da investigação matemática como estratégias metodológicas apropriadas para esse tipo de situação.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646597
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