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Etnomatemática no contexto de empreendimentos em economia solidária
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Palavras-chave

Economia solidária
Educação matemática
Etnomatemática
Marcenaria coletiva

Como Citar

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; DALTOSO JUNIOR, Sérgio Luiz. Etnomatemática no contexto de empreendimentos em economia solidária: o caso de uma marcenaria coletiva feminina. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 53–76, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646598. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646598. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho focaliza a Educação Matemática no contexto da Educação em Economia Solidária e tem como propósito compreender alguns aspectos da Etnomatemática de uma marcenaria coletiva feminina de um assentamento rural, caracterizada como um empreendimento em Economia Solidária. Concebendo que a Matemática é uma atividade intrínseca ao desenvolvimento de nossas tarefas do cotidiano, buscamos levantar situações matemáticas nas quais esse grupo se relacionava durante o processo de produção na marcenaria, atentos aos conceitos matemáticos usados pelo grupo e à forma como eles são utilizados. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação: estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e análise documental. Esta investigação aponta o Programa Etnomatemática como uma possibilidade de trabalho educacional direcionado às necessidades desse grupo, uma vez que, neste programa, a Matemática é abordada de forma contextualizada, respeitando os interesses culturais e sociais de grupos específicos.

https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646598
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