Banner Portal
Uma análise sistêmica, enfocando professor-aluno-conteúdo em um discurso de matemática
PDF

Palavras-chave

Sistema dinâmico
Ensino da matemática
Aprendizagem

Como Citar

COSTA, Eveline Vieira. Uma análise sistêmica, enfocando professor-aluno-conteúdo em um discurso de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 89–109, 2013. DOI: 10.20396/zet.v20i38.8646612. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646612. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho investiga a situação didática, considerando professor, aluno e o conteúdo, em seus sentidos e significados, como um sistema dinâmico. Para tanto, partimos da concepção de como estes três elementos se influenciam mutuamente, modificando-se ao longo do tempo; agindo uns sobre os outros. Foi feita uma microanálise, tendo como parâmetro o tempo cronológico, e uma macroanálise, tendo como parâmetro o tempo da aprendizagem. Utilizamos ainda o termo operacional episódio, objetivando caracterizar diferentes relações de comunicação entre os três elementos. O objeto de estudo consistiu em três aulas com alunos do 7o ano do Ensino Fundamental de escola pública da região metropolitana do Recife e um professor de matemática, escolhidos ao acaso. Como resultado desta metodologia, encontramos três padrões de comunicação possíveis em uma sala de aula: explanação; problematização e internalização. Ainda, como consequência da metodologia, conseguimos caracterizar o fragmento analisado como fortemente atraído pelo padrão da problematização.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646612
PDF

Referências

ATKINSON, J.; HERITAGE, J. (Org.). Structures of social action: Studies in conversation analysis.Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1984.

BACHELARD, G. A filosofia do não. São Paulo: Abril, 1978. (Coleção Os pensadores).

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. São Paulo: Contraponto, 1996.

BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. The dialogical imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: GALVEZ, G. et al. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COSTA, E. V. Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra. Revista SBEM-SP, v. 13, n. 15, 2011.

COSTA, E. V. Dialogando com o saber matemático em sala de aula. Revista Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 41, p. 124-144, 2012.

COSTA, E. V. Um estudo de álgebra elementar com balança de dois pratos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 3, p. 456-465, 2010.

COSTA, E.V.; SANTA-CLARA, A. Apropriação como produção coletiva na atividade e internalização como resultado desta atividade: um exemplo de álgebra elementar na sala de aula. Submetido.

IMENES, L. M; LELLIS, M. Matemática. São Paulo: Scipione, 1997.

LEITÃO, S. Analyzing changes in view during argumentation: a quest for method. Forum Qualitative Social Research, Alemanha, v. 2, n. 3, 2001. On line. Disponível em: http://www.qualitativeresearch.net/index.php/fqs/article/view/907/1982 .

LEITÃO, S. Contribuições dos estudos contemporâneos da argumentação a uma análise psicológica de processos de construção de conhecimento em sala de aula. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 51, n. 4, p. 91-109, 1999.

LEITÃO, S. The potential of argument in knowledge building. Human Development, California, USA, v. 43, n. 6, p. 332-360, 2000.

LEVINSON, S. C. Pragmatics. New York, USA: Cambridge University Press, 1983.

LEWIS, M. D. The promise of dynamic systems approaches for an integrated account of human development. Child Development, v.71, n. 1, p. 36-43, 2000.

LYRA, M. C. D. P. Desenvolvimento de um sistema de relações historicamente construído: contribuições da comunicação no início da vida. Reflexão e Crítica, v. 13, n. 2, p. 257-268, 2000.

LYRA, M. C. D. P. Reflections on the dynamics of meaning making: communication process at the beginning of life. In: LYRA, M. C. D. P; VALSINER, J. (Org.). Construction of psychological processes in interpersonal communication. London: Ablex Publishing Corporation, 1998.

MARKOVÀ, I. Introduction. In: MARKOVÀ, I.; FOPPA, K. (Org.). The dynamics of dialogue. Nova Iorque: Springer-Verlag, 1990. p. 1-22.

SILVERMAN, K. Interpreting qualitative data: methods for analyzing talk, text and interation. London, UK: SAGE Publications, 1993.

THELEN, E; SMITH, L.B. A dynamic systems approach to the development of cognition and action. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995.

VALSINER, J. Irreversibility of time and the construction of historical developmental psychology. Mind, Culture, and Activity, v.1, n. 1-2, p. 25-42, 1994.

VAN GEERT, P. Dynamic systems approaches and modeling of developmental processes. In: VALSINER, J.; CONOLLY, K. J. (Ed.). Handbook of developmental psychology. London: Sage, 2003. p. 640- 672.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.