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Se tivessem me ensinado isso antes...
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Palavras-chave

Oficinas pedagógicas
Aprendizagem
Matemática
Formação de professores
Anos iniciais

Como Citar

GAUTÉRIO, Vanda L. B.; RODRIGUES, Sheyla C. Se tivessem me ensinado isso antes... : um estudo sobre as aprendizagens docentes. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 125–150, 2013. DOI: 10.20396/zet.v20i38.8646614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646614. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo socializar uma experiência vivida com um grupo de professoras dos anos iniciais, envolvendo seu próprio processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Percebendo algumas lacunas conceituais, foram buscar parcerias, na universidade, para que, em um processo coletivo e contínuo, ressignificassem os conceitos que lhes permitiriam ter uma prática de sala de aula com ênfase no processo de construção, e não mais na mera reprodução conceitual. O estudo possibilitou a configuração de uma rede de conversação aprendente, na qual não existe mais espaço para acomodações ou mesmices em sala de aula. O grupo é um coletivo inteligente, que se responsabiliza pela formação e pela prática docente com autoria e autonomia.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646614
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