Banner Portal
O ensino da aritmética nas escolas do Paraná na primeira república
PDF

Palavras-chave

Ensino da aritmética
Programas das escolas primárias
Conteúdos programáticos
Aritmética no ensino seriado

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Cecília Marins de. O ensino da aritmética nas escolas do Paraná na primeira república. Zetetike, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 27–49, 2012. DOI: 10.20396/zet.v19i36.8646624. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646624. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se inscreve na perspectiva histórico-regional, tendo por objeto de estudo os conteúdos programáticos do ensino da Aritmética para as escolas primárias do Paraná, em funcionamento nos primeiros anos da República. Para entender a estruturação da disciplina, recorreu-se ao levantamento dos programas escolares do período provincial, quando os governos traçavam suas políticas de educação e estabeleciam os ensinamentos escolares. O objetivo voltou-se para o conhecimento das determinações e sua abrangência, bem como para o desenvolvimento dos graus de dificuldades no ensino da Aritmética. O método qualitativo permitiu a análise, a reflexão e a interpretação dos dados coletados em documentos oficiais, relatórios e legislações, para tentar construir a trajetória desse ensino nas escolas, notadamente na Primeira República, quando foram criados os grupos escolares e organizado o ensino seriado.

https://doi.org/10.20396/zet.v19i36.8646624
PDF

Referências

A INFLUÊNCIA teórica renascentista. A formação dos engenheiros militares. In: UNAMA. Biblioteca virtual. As formas urbanas das cidades de origem portuguesa. Disponível em: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/cartografia_portuguesa/ textos/textos2/textos_06.htm#9>. Acesso em: 12 maio 2011.

AMARAL E SILVA, V. F. Relatório apresentado [...] pelo Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva [...] em 31 de dezembro de 1903. Curitiba, PR: Typ. d’ A República, 1904.

ANTUNHA, H. C. G. A instrução pública no estado de São Paulo. A Reforma de 1920. Estudos e Documentos. São Paulo, SP: FEUSP, 1976. v.12.

BUENO, B. P. S. Formação e metodologia de trabalho dos engenheiros militares: a importância da “Ciência do Desenho” na construção de edifícios e cidades. Revista Urbanismo de origem portuguesa, n. 4, jul. 2001. Comunicação apresentada no Colóquio “A Construção do Brasil Urbano”, Convento da Arrábida, Lisboa, 2000. Disponível em: http://revistas.ceurban.com/numero4/artigos/artigo_03.html. Acesso em: 12 maio 2011.

CARVALHAES, J. A. V. Instruções contendo o plano e divisão do ensino nas escolas de primeira ordem em 27 de dezembro de 1856. In: PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Leis e Regulamentos da Província do Paraná. Curitiba, PR: Typ. Paranaense, 1857. t. 4.

CHIZZOTTI, A. As origens da instrução pública no Brasil. São Paulo, SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1975.

COSTA, L. F. Relatório da Inspetoria Geral do Ensino em 31 de dezembro de 1924. Curitiba, PR: Impressora Paranaense, 1924.

CUNHA, L. A. A universidade temporã. O ensino superior da Colônia à Era Vargas. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1980.

DOMINGUES FILHO, L. Ginástica. Disponível em: http://www.fitmail.com.br/si/ site/060405. Acesso em: 12 maio 2011.

FARIA SOBRINHO, J. d’A. Relatório apresentado à Assembleia Legislativa [...] no dia 30 de outubro de 1886 pelo [...] Presidente da Província [...]. Curitiba, PR: Typ. da Gazeta do Povo, 1886.

FERRAZ, L. P. do C. Relatório apresentado à Assembléia Legislativa pelo Ministro [...] em 1854. Rio de Janeiro, RJ: Tip. do Diário, 1854.

FRANCA, L. O método pedagógico dos jesuítas. O “Ratio Studiorum”: introdução e tradução. Rio de Janeiro, RJ: Agir, 1952.

HAIDAR, M. L. M. O ensino secundário no Império brasileiro. São Paulo, SP: Grijalbo, 1972.

LARROYO, F. História geral da Pedagogia. São Paulo, SP: Mestre Jou, 1974. t. 2.

MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MATTOS, L. A. Primórdios da Educação no Brasil. O período heróico. 1549 a 1570. Rio de Janeiro, RJ: Aurora, 1958.

MOREIRA, J. R. Introdução ao estudo do currículo da escola primária. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS – INEP. Campanha de inquéritos e levantamentos do ensino médio e elementar. Rio de Janeiro, DF: Cileme, 1955. v.7, p. 1-52.

MOTA, J. I. S. Instruções para o exame de que trata o artigo 18 do Regulamento de 8 de abril de 1857. In: PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Coleção das Leis da Província do Paraná. Curitiba, PR: Typ. Paranaense, 1869. t. 7.

OLIVEIRA E SÁ, J. M. Relatório do Vice-Presidente [...] ao Presidente Dr. Carlos Augusto de Carvalho, em 6 de março de 1882. Curitiba, PR: Typ. Dezenove de Dezembro, 1882.

OLIVEIRA, M. C. M. O ensino primário na Província do Paraná. Curitiba, PR: BPPR/SEPR, 1986.

OLIVEIRA, M. C. M. Ensino primário e sociedade no Paraná durante a Primeira República. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

OS SISTEMAS analíticos: ginástica sueca. In: Educação Física. História da Educação Física. Disponível em: http://educacaohoje.no.sapo.pt/ef/Historia.html. Acesso em: 12 maio 2011.

PARANÁ. Decreto nº 2, de 24 de agosto de 1892. Regulamento do Ensino Popular. Decretos e Regulamentos, Leis e Atos do Estado do Paraná. Curitiba, PR: Typ. d’A República, 1892.

PARANÁ. Decreto nº 35, de 9 de fevereiro de 1895. Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1895-1896. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Ahu, s.d.

PARANÁ. Decreto nº 93, de 11 de março de 1901. Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1901. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Ahú, s.d.

PARANÁ. Decreto nº 263, de 22 de outubro de 1903. Regimento Interno das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1903. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Ahú, s.d.

PARANÁ. Decreto nº 17, de 9 de janeiro de 1917. Código de Ensino. Coleção de Decretos e Regulamentos de 1917. Curitiba, PR: Typ. d’A República, 1917a.

PARANÁ. Decreto nº 420, de 19 de junho de 1917. Programa do Grupo Escolar modelo e Similares. Coleção de Decretos e Regulamentos de 1917. Curitiba, PR: Typ. d’A República, 1917b.

PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Leis e Regulamentos da Província do Paraná. Curitiba, PR: Typ. Paranaense de Candido Martins, 1857. t. 4.

PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Coleção de leis, decretos e regulamentos da ex-Província e do Estado do Paraná em 1889. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária, 1912.

PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Decretos e regulamentos de 1890-1891. Curitiba, PR: d’A República, 1929. REGULAMENTO Orgânico da Instrução Pública da Província do Paraná. In: PARANÁ. Leis, Decretos, etc. Leis e regulamentos da Província do Paraná. Curityba: Typ. Paranaense, 1876. t. 23, 37 p.

PILETTI, C.; PILETTI, N. Filosofia e História da Educação. 5. ed. São Paulo, SP: Ática, 1987.

ROCHA POMBO, J. F. A História do Brasil. Rio de Janeiro, DF: W.M. Jackson Inc., s.d.

SANTOS, C. R. F. Relatório apresentado [...] pelo [...] em 31 de dezembro de 1914. Curitiba, PR: Typ. do Diário Oficial, 1915.

VASCONCELLOS, Z. G. Relatório do Presidente da Província do Paraná [...] em 15 de julho de 1854. Curitiba, PR: Typ. Paranaense de Candido Martins, 1854.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.