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Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática
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Palavras-chave

Resolução de problemas
Exploração-investigação matemática
Ensino de matemática

Como Citar

LAMONATO, Maiza; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 51–74, 2012. DOI: 10.20396/zet.v19i36.8646625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646625. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A resolução de problemas é tema central, quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática. Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploraçãoinvestigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.
https://doi.org/10.20396/zet.v19i36.8646625
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