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A divisão e os racionais
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Palavras-chave

Divisão
Números racionais
Sistema numérico decimal
Regulações cognitivas
Processos comunicacionais

Como Citar

FÁVERO, Maria Helena; NEVES, Regina da Silva Pina. A divisão e os racionais: revisão bibliográfica e análise. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 33–67, 2012. DOI: 10.20396/zet.v20i37.8646635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646635. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Relatórios oficiais no Brasil apontam baixo desempenho escolar nas tarefas sobre divisão e número racional. São analisados 65 estudos sobre o assunto, publicados entre 1999 e 2010. Os estudos sobre resolução de problemas inserem-se nos estudos tradicionais com entrevistas sobre as estratégias; nas intervenções, predominam o grupo controle e experimental, com pré e pós-testes. Ambos se referem aos campos conceituais, aos registros de representação semiótica e aos subconstrutos dos números racionais. Convergem na importância da compreensão da lógica do sistema numérico decimal para a compreensão da lógica do algoritmo da divisão e dos racionais; no predomínio, em sala de aula, da exposição e de regras, em detrimento do conceito; na importância do professor. Propõe-se um modelo que leve em conta a análise das regulações cognitivas, integrando a análise dos processos comunicacionais, considerando a Psicologia do Desenvolvimento, em relação tanto ao professor quanto ao aluno.
https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646635
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