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A formação estatística e pedagógica do professor de matemática
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Palavras-chave

Formação de professor
Aprendizagem-ensino da estatística
Educação matemática
Narrativas biográficas
Comunidade de prática

Como Citar

PAMPLONA, Admur Severino. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 85–99, 2012. DOI: 10.20396/zet.v20i37.8646637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646637. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho traz elementos de uma pesquisa de doutorado cuja questão foi: “Quais práticas os professores formadores citaram, desenvolveram ou valorizaram para evidenciar e fortalecer os nexos entre as práticas de formação estatística e as de formação pedagógica?”. Como instrumento de recolha de dados, foram utilizadas “narrativas biográficas” de professores experientes que têm atuado no ensino de Estatística em cursos de Licenciatura em Matemática. Como instrumento de análise, utilizou-se a Teoria Social da Aprendizagem, de Wenger. A análise levou à conclusão de que as principais práticas utilizadas foram: a) o compartilhamento dos problemas, das escolhas, dos trajetos, das perspectivas e dos prazeres que fazem parte do exercício da profissão do professor, de modo geral, e do ensino da Estatística, de modo particular; b) o questionamento das práticas discursivas e não discursivas que apoiam relações desiguais de poder entre práticas de formação matemática/estatística e práticas de formação pedagógica.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646637
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Referências

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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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