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O discurso filosófico na tecitura da matemática escolar
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Palavras-chave

Educação matemática
Identidade
Discurso filosófico
Sujeito
Poder-saber

Como Citar

FONSECA, Márcia Souza da. O discurso filosófico na tecitura da matemática escolar. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 101–112, 2012. DOI: 10.20396/zet.v20i37.8646638. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646638. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo resulta de estudos de textos de Platão, Aristóteles e Descartes e buscou, a partir de conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, examinar como esses discursos e essas práticas filosóficas construíram/constroem, na cultura ocidental, os significados e as identidades sobre o saber matemático escolar e o sujeito escolarizado, estruturando formas de pensamento acerca do que é a matemática; definindo as fronteiras sobre quem pode e quem não pode pensar e agir matematicamente; e contribuindo, assim, para a legitimação de uma racionalidade moderna. Para tanto, aproximo o discurso filosófico a dois fatos curriculares – o Movimento da Matemática Moderna e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental na área da matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646638
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Referências

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