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As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
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Palavras-chave

Campos conceituais
Estruturas aditivas
Ensino fundamental
Resolução de problemas
Estudo diagnóstico

Como Citar

MAGINA, Sandra M. P.; SANTANA, Eurivalda R. S.; CAZORLA, Irene Mauricio; CAMPOS, Tânia M. M. As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 15–50, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i34.8646679. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646679. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i34.8646679
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