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O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores de matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Laboratório de ensino de matemática
Obstáculos epistemológicos
Obstáculos didáticos

Como Citar

BARROSO, Mariana Moran; FRANCO, Valdeni Soliani. O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 205–234, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i34.8646684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646684. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Utilizando as principais teorias de Bachelard e Brousseau sobre obstáculos epistemológicos e didáticos, buscamos, com esta pesquisa, identificar tais obstáculos durante uma oficina sobre a utilização de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um ambiente escolar, oferecida para professores de matemática. A coleta de dados foi realizada durante a oficina, por meio de gravações de áudio e imagem, e para isso foi necessária uma seleção prévia pelos pesquisadores de algumas atividades com materiais manipuláveis e jogos presentes em um LEM. Com base nesses materiais, foi observada a existência de obstáculos epistemológicos e didáticos nas concepções teóricas e práticas nos professores pesquisados.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i34.8646684
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