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Raciocínio combinatório em problemas escolares de produto cartesiano
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Palavras-chave

Construção do raciocínio combinatório
Problemas multiplicativos de produto cartesiano
Matemática no ensino fundamental

Como Citar

MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C.; FILHO, J. A. C. Raciocínio combinatório em problemas escolares de produto cartesiano. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 211–242, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646698. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646698. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

São descritos níveis do raciocínio combinatório de alunos de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ao solucionarem problemas de produto cartesiano. O trabalho decorre do reexame de hierarquias descritas em estudos anteriores, com base em proposições de Piaget e Vergnaud. Os participantes, 110 alunos de escolas públicas (média etária 10;5), solucionaram por escrito quatro problemas multiplicativos de produto cartesiano. A análise qualitativa e a quantitativa dos dados permitiram: redefinir patamares do raciocínio combinatório; apontar ausência de raciocínio combinatório nas soluções em todas as séries e problemas, mas tendência significativa a soluções de níveis mais adiantados na 4ª série em alguns problemas. A discussão destaca na hierarquia descrita: a combinação progressiva das variáveis; a passagem do raciocínio aritmético para o algébrico e a dos esquemas aditivos aos multiplicativos; marcas da progressiva abertura para os possíveis em relação ao necessário. Restrições metodológicas e implicações para a educação matemática são apresentadas.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646698
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