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A transparência e a variação dos exemplos utilizados na aprendizagem de conceitos matemáticos
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Palavras-chave

Exemplificação de conceitos. Transparência. Dimensão de variação possível. Conceito de função.

Como Citar

FIGUEIREDO, Carlos A.; CONTRERAS, Luis C.; BLANCO, Lorenzo J. A transparência e a variação dos exemplos utilizados na aprendizagem de conceitos matemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2010. DOI: 10.20396/zet.v17i32.8646704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646704. Acesso em: 13 jul. 2024.

Resumo

Este artigo visa proporcionar ao professor uma perspectiva diferente sobre um recurso que quotidianamente se utiliza no ensino e na aprendizagem de conceitos: os exemplos. Ao material bibliográfico que existe sobre o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos quisemos, no caso particular do conceito de função, acrescentar dois aspectos oriundos de uma linha de investigação emergente, que é a exemplificação de conceitos matemáticos. São eles a transparência e a variação, e podemos encontrá-los nos exemplos que se utilizam numa aula de matemática. Todo exemplo ou coleções de exemplos que utilizamos incorporam estes dois aspectos que, por vezes, utilizamos de forma mecânica e não intencionada. Contudo, tomando consciência das funções da transparência e da variação, estas poderão maximizar a efetividade da exemplificação que usamos no ensino de conceitos matemáticos.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i32.8646704
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