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Educação matemática e currículo escolar
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Palavras-chave

Currículo escolar
Educação técnica agrícola
Educação matemática

Como Citar

KNIJNIK, Gelsa; GIONGO, Ieda. Educação matemática e currículo escolar: um estudo das matemáticas da escola estadual técnica agrícola Guaporé. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2010. DOI: 10.20396/zet.v17i32.8646705. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646705. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumo

O trabalho discute processos de disciplinamento e movimentos de resistência dos saberes gestados em uma escola técnica agrícola, enfocando a educação matemática de seu currículo escolar. Seu suporte teórico encontra-se no pensamento de Michel Foucault e nas idéias de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações filosóficas (1991). A análise do material de pesquisa – constituído por um diversificado conjunto de documentos da escola, por entrevistas realizadas com docentes e alunos e por observações de aulas – indicou: a) a existência de duas matemáticas praticadas naquela instituição escolar: a matemática da disciplina Matemática e a matemática das disciplinas técnicas, ambas vinculadas à forma de vida escolar e engendrando jogos de linguagem constituídos por regras que conformavam gramáticas específicas; b) uma forte semelhança de família entre os jogos de linguagem associados à matemática das disciplinas técnicas e aqueles associados à forma de vida camponesa do sul do país, bem como entre os associados à disciplina Matemática e aqueles que conformam a Matemática acadêmica.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i32.8646705
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