Resumo
O trabalho discute processos de disciplinamento e movimentos de resistência dos saberes gestados em uma escola técnica agrícola, enfocando a educação matemática de seu currículo escolar. Seu suporte teórico encontra-se no pensamento de Michel Foucault e nas idéias de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações filosóficas (1991). A análise do material de pesquisa – constituído por um diversificado conjunto de documentos da escola, por entrevistas realizadas com docentes e alunos e por observações de aulas – indicou: a) a existência de duas matemáticas praticadas naquela instituição escolar: a matemática da disciplina Matemática e a matemática das disciplinas técnicas, ambas vinculadas à forma de vida escolar e engendrando jogos de linguagem constituídos por regras que conformavam gramáticas específicas; b) uma forte semelhança de família entre os jogos de linguagem associados à matemática das disciplinas técnicas e aqueles associados à forma de vida camponesa do sul do país, bem como entre os associados à disciplina Matemática e aqueles que conformam a Matemática acadêmica.Referências
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.
CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. As teias da razão: Wittgenstein e a crise da racionalidade moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2004.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GALLO, Sílvio. Currículo (Entre) imagens e saberes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2007, São Leopoldo. Painel. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. Texto digitado.
GIONGO, Ieda Maria. Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. 2008. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2008.
GLOCK, Hans Johann. Dicionário de Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática e diversidade cultural: matemática camponesa na luta pela terra. São Leopoldo, 2007. Texto digitado.
MORENO, Arley. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 87-95.
MORENO, Arley. Wittgenstein: os labirintos da linguagem: ensaio introdutório. São Paulo: Moderna, 2000.
VEIGA NETO, Alfredo. A ordem das disciplinas. 1996. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 1996.
VEIGA NETO, Alfredo. Regulação social e disciplina. In: SCHMIDT, Sarai (Org.). A Educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DPA, 2001. p. 45-48.
VEIGA NETO, Alfredo. De geometrias, currículos e diferenças. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, ago. 2002.
VEIGA NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.
VEIGA NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? São Paulo: DP&A, 2003b. p. 103-126.
VILELA, Denise Silva. Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
WANDERER, Fernanda. Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
WANDERER, Fernanda; KNIJNIK, Gelsa. Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu, 2007. Apresentação oral.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Nacional, 1968.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática