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Uma análise de práticas discursivas e não discursivas sobre o ensino de matemática em contextos indígenas
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Palavras-chave

Educação indígena
Etnomatemática
Práticas discursivas e não discursivas

Como Citar

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves; DOMINGUES, Kátia Cristina M.; ANDRADE, Silvanio de. Uma análise de práticas discursivas e não discursivas sobre o ensino de matemática em contextos indígenas. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2010. DOI: 10.20396/zet.v17i32.8646706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646706. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos as práticas educativas relacionadas ao ensino de matemática para os índios, quando realizadas sob a perspectiva da Etnomatemática. Procuramos salientar alguns efeitos de verdade e de poder; para tanto, após indicar algumas aproximações entre a Etnomatemática e as pesquisas de Foucault, exploramos as possibilidades de diálogo entre estas duas posturas teóricas e apontamos transformações que a formação de professores indígenas tem sofrido e causado. A partir de nossas pesquisas com diferentes povos indígenas dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso, ilustramos o fato de que a escola tem engendrado alterações substanciais nas concepções e nos usos do tempo e do espaço de culturas indígenas e modificado as práticas de atendimento às obrigações individuais, familiares e clânicas, dentre outras. Procuramos, com isso, abalar algumas certezas e convidar os educadores matemáticos que atuam com os povos indígenas a repensarem suas práticas discursivas e não discursivas.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i32.8646706
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