Banner Portal
<b>Sobre funções e a linguagem matemática da professores do Ensino Médio</b><br><i>p.7-28
PDF

Palavras-chave

Linguagem matemática
Ensino médio
Concepções de professores
Funções.

Como Citar

ZUFFI, E. M.; PACCA, J. L. A. <b>Sobre funções e a linguagem matemática da professores do Ensino Médio</b><br><i>p.7-28. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646712. Acesso em: 24 set. 2023.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um estudo qualitativo sobre a utilização da linguagem matemática por professores de Matemática do Ensino Médio, ao tratarem do tema “funções”. Investigamos as formas de expressão destes professores ao lidarem com suas próprias concepções sobre e tema, bem como ao explorá-lo nas situações pedagógicas em sala de aula, e vimos que há uma coincidência na essência das mesmas, em ambas as situações.Verificamos que a linguagem formal do professor tenta aproximar o conceito de função das suas definições mais atuais, como as de Bourbaki e Dirichlet. Entretanto,em seu uso prático,este tema fica restrito a concepções mais clássicas,como a de Euler.Em ambos os casos,parece haver uma dicotomia entre a linguagem matemática utilizada para lidar com o “teórico” e aquela para expressar as questões “práticas”.

Palavras-chave
Linguagem matemática; Ensino médio; Concepções de professores; Funções


Abstract

The concept of funotion and the mathematical language of high school teachers. We present here a qualititative study on how high school mathematics teachers use mathematical language upon treating ideas on the concept of function. Our purpose has beem to investigate the ways in which these teachers deal with their own conceptions about the theme, as well as how they explore that concept in the classroom. We see coincidence in thair essential aspects in both situations. Also,we found out that teachers formal mathematical language tries to approach the concept of function to more up-to-date definitions, such as by Bourbaki and Dirichlet’s.However, the practical use of this concept is restricted to more classical conceptions, such as Euler’s In both cases, there seems to be a real dichotomy between the mathematical language dealing whith theoretical frameworks, and the language used to express “practical” essues and situations.

Keywords
Mathematical language; Secondary school; Teacher’ conceptions; Functions
https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646712
PDF

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.