<b>Uma relação entre a teoria histórico-cultural e a epistemologia histórico-crítica no ensino de funções: a mediação</b><br><i>p.29-50

Autores

  • José Análio de Oliveira Trindade Universidade Federal de São Carlos
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646713

Palavras-chave:

Modelo histórico-cultural, Epistemologia Histórica-critica, Mediação, Obstáculo epistemológico, Função

Resumo

O objetivo do artigo é buscar uma aproximação entre a teoria histórico-cultural de VYGOTSKY e a epistemologia histórico – critica de BACHELARD. Inicialmente, faremos uma reflexão sobre as principais idéias de VYGOTSKY, em particular, sobre a idéia de mediação e suas implicações à educação, num segundo momento discutiremos Os conceitos de ruptura e obstáculo epistemológico, isto é, a base da discussão do conhecimento cientifico na epistemologia bachelardiana e a possível aplicação da mediação no processo de superação destes obstáculos. Finalmente, daremos uma exemplo desta aplicação na formação do conceito de função, em especial,na superação de alguns dos obstáculos epistemológicos relativos á aprendizagem deste conceito.

Palavras-chave
Modelo histórico-cultural; Epistemologia Histórica-critica; Mediação; Obstáculo epistemológico; Função


Abstract

A relation between historic-culturan theory and historic-critical epistemology: the mediation. The purpose of this article is to look fot na approximation between Vygotsky historico-cultural theory and Bachelard’s historico-critical epistemology, We start with a discussion of Vigotsky’s main ideas, especially, the idea of mediation ad its implications in education, after which we discuss the concepts’ of epistemological rupture and obstacle, that is, the basic of a discussion of scientific knowledge In the Bachelardian epistemogy and a possible application to the process of overcoming these obstacles. Finally. We offer an example of this application To the construction of the concept of function, especially in the overcoming of some of the epistemological obstacles related to the learning of this concept.

Keywords
Historico-cultural model; Historico-critical epistemology; Epistemological obstacle; Fuction

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Biografia do Autor

José Análio de Oliveira Trindade, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Colégio da Aplicação da UFSC e doutorando em Educação do PPGE/CED/UFSC/Florianópolis/SC.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática pela Université Louis Pasteur de Estrasburgo/França e professor de Depto. de Matemática da UFSC e do PPGE/CED/UFSC/Florianópolis/SC.

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Publicado

2009-12-19

Como Citar

TRINDADE, J. A. de O.; MORETTI, M. T. <b>Uma relação entre a teoria histórico-cultural e a epistemologia histórico-crítica no ensino de funções: a mediação</b><br><i>p.29-50. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646713. Acesso em: 3 fev. 2023.